O Brasil começa esta quinta-feira em Gavirate, na Itália, a disputa pela vaga que falta para estar presente em todas as provas de remo dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, em setembro. Frederic Mallrich, Jairo Klug, Ana Paula de Souza, Jucelino da Silva e Norma Balzacchi enfrentam nove adversários por uma das duas vagas disponíveis no Quatro Com LTA (pernas, tronco e braços) Misto. A final será no sábado.
O país já conquistou presença nas outras três provas, ao classificar-se entre os oito primeiros no último Campeonato Mundial, na França, em setembro passado. Cláudia Santos garantiu a vaga em sua terceira Paralimpíada com o 4º lugar no Single Skiff AS (braços e ombros) Feminino. Ouro no Mundial em 2007, ela foi 6º nos Jogos de Pequim-2008 (os primeiros da modalidade) e 4º em Londres-2012.
Bronze em Pequim-2008 e 8º lugar em Londres, Josiane Lima também vai para sua terceira edição dos Jogos no Double Skiff TA (tronco e braços) Misto, desta vez com Michel Pessanha, com quem ficou em 6º lugar no último Mundial. Já Renê Pereira conquistou a vaga com a vitória na Final B do Single Skiff AS Masculino, e fará sua estreia paralímpica no Rio.
Os três barcos também entram na raia a partir de sexta-feira na tradicional Regata Internacional de Gavirate, que acontece simultaneamente às provas paralímpicas. Além da guarnição classificada, Josiane disputa também no Single Skiff TA Feminino, que não integra o programa dos Jogos. A competição vai até domingo.
Site oficial
Programa da Regata de Qualificação
Lista de partida e resultados
Sistema de Qualificação Paralímpica (em inglês)
Leia também:
Sem medalha, para-remo garante três vagas na Rio 2016 03/09/2015
Para-remo brasileiro ganha prata e bronze na Copa do Mundo 20/06/2015
Brasileiros ganham ouro e prata no Mundial de Remo Indoor 02/03/2015