A vitória de Rene Pereira na Final B do Single Skiff AS (braços e ombros) Masculino, esta quinta-feira, no Campeonato Mundial de Remo, na França, garantiu a terceira vaga do Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, em quatro provas disputadas. As outras duas vagas foram conquistadas no Single Skiff AS Feminino, por Cláudia Santos, e no Double Skiff TAM (tronco e braços misto), com Josiane Lima e Michel Pessanha.
Após os bronzes em 2013 e 2014, o para-remo brasileiro não foi ao pódio em Aiguebelette. Cláudia Santos ficou em quarto na Final A, vencida pela primeira vez pela israelense Moran Samuel, prata ano passado. A britânica Rachel Morris ficou em segundo e a norueguesa Birgit Skarstein, campeã em 2014, em terceiro.
No Double Skiff TAMix, Josiane e Michel terminaram em sexto, na vitória dos australianos Gavin Bellis e Kathryn Ross, que defenderam o título do ano passado, à frente de britânicos e franceses, prata e bronze, respectivamente, além de ucranianos e holandeses.
Único barco a não garantir presença nos Jogos, o Quatro Com, formado por Norma Moura, Ana Paula de Souza, Jairo Klug, Frederic Mallrich e Jucelino Silva (t), despediu-se em quarto na Final B, em 10º lugar geral –os oito primeiros de cada prova se classificaram. O Brasil ainda pode tentar uma das duas vagas em disputa na Regata de Qualificação Paralímpica, em Gavirate, na Itália, em abril de 2016.
Resultados de quinta-feira
Site oficial