Fabiana deixa Peso-Leve após Mundial sem pódio do Brasil

Fabiana: 4º lugar na despedida do Mundial (Foto: reprodução Facebook)

Fabiana: 4º lugar na despedida do Mundial
(Foto: reprodução Facebook)

Sem medalha e com sabor de despedida. Assim foi a última participação de Fabiana Beltrame no Campeonato Mundial de Remo, esta sexta-feira, em Aiguebelette, na França. “Obrigada a todos pela torcida, infelizmente não consegui o pódio tão esperado no meu último mundial, mas lutei com toda as minhas forças e fiquei em quarto lugar”, escreveu Fabiana em sua página no Facebook. A final do Single Skiff Peso-Leve Feminino foi vencida de ponta a ponta pela neozelandesa Zoe McBride, de 19 anos, em 7m32s45.

Com o quarto tempo das semifinais na véspera, Fabiana largou forte e se manteve em terceiro até a metade da prova, a menos de um segundo da americana Kathleen Bertko.  As duas foram ultrapassadas pela britânica Imogen Walsh, que fez o melhor tempo nas duas últimas parciais e conquistou a prata em 7m33s99, com Bertko em terceiro (7m34s58). Fabiana fez o pior tempo na última parcial e terminou em 7m40s07, à frente da italiana Giulia Pollini (7m43s01) e da alemã Judith Anlauf (7m45s52).

Esta pode ter sido a despedida internacional de Fabiana no Single Skiff Peso-Leve, prova em que foi campeã em 2011 – único título Mundial do remo brasileiro – e ganhou três ouros (2011, 2013 e 2015), uma prata (2015) e dois bronzes (2010 e 2013) em etapas da Copa do Mundo, além de duas pratas nos Jogos Pan-Americanos (2011 e 2015). Em entrevista ao jornal O Globo, ela confirmou a opção de disputar os Jogos Olímpicos do Rio no Single Skiff Feminino, em que o Brasil tem vaga garantida por ser o país sede, já que a prova na categoria Peso-Leve não é olímpica.

“É mais difícil porque as mulheres são maiores. Não devo subir muito de peso, porque não tenho estrutura para isso. Talvez eu vá de 59kg para 65kg. Acredito que eu possa ser mais veloz do que elas”, afirmou Fabiana, destacando que “esta é uma decisão definitiva”. Ela ficou sem parceira para competir no Double Skiff Peso-Leve desde que Beatriz Cardoso teve problemas com peso na véspera da estreia no Mundial do ano passado.

A catarinense, de 33 anos, já competiu entre as “pesadas” nas Olimpíadas de Atenas, em 2004 – a primeira participação feminina brasileira –, e Pequim, em 2008, ficando em 14º e 19º, respectivamente. Em 2012, em Londres, ela ficou em 13º no Double Skiff PL, com Luana Bartholo. Antes de mudar de categoria, Fabiana disputou três etapas da Copa do Mundo no Single Skiff Feminino em 2004 (11º) e 2008 (16º e 32º).

Nas outras duas provas com brasileiros esta sexta-feira, Steve Hiestand ficou em terceiro na semifinal C/D do Single Skiff Masculino – prova em que o Brasil também tem vaga garantida na Rio 2016 – e se classificou para a disputa do 13º lugar, este sábado, às 11h40 (6h40 de Brasília). Ele superou mais uma vez o argentino Brian Rosso (5º) e ficou a 10s41 do mexicano Juan Carlos Cabrera, vencedor em 6m47s99, à frente do finlandês Robert Ven.

No Dois Sem Masculino, Vinícius Delazeri e Victor Ruzicki se despediram em quinto na Final D (23º), vencida pelos chilenos Felipe Atero e Oscar Ochoa (6m53s34), seguidos de poloneses (6m54s46), húngaros (6m56s83) e finlandeses (6m59s91). Os brasileiros completaram a prova em 7m07s56, à frente dos ucranianos (7m26s36).

Leia também:
Sem medalha, para-remo garante três vagas na Rio 2016

Resultados de sexta-feira
Lista de partida de sábado
Site oficial

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Fabiana deixa Peso-Leve após Mundial sem pódio do Brasil

  1. Silvia Pontes disse:

    Amiga,VENCEDOR não é aquele que sempre vence, mas sim aquele que nunca para de LUTAR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s