Fabiana Beltrame é a única representante do Brasil nas semifinais A/B da 3ª Etapa da Copa do Mundo de Remo, em Lucerna, na Suíça. Ela venceu a terceira bateria do Single Skiff Peso Leve feminino na manhã desta sexta-feira, com o tempo de 7m56s21, cinco segundos à frente da britânica Ruth Walczak. Os outros cinco barcos brasileiros voltaram a competir à tarde nas repescagens e nenhum se classificou.
Bronze na etapa passada, na Inglaterra, Fabiana disputará a semifinal 1 às 9h54 (4h54 de Brasília) deste sábado, e terá na raia ao lado a vencedora da última prova, a austríaca Michaela Taupe-Traer, na briga pelas três vagas na Final A de domingo. Campeã Mundial em 2011, na Eslovênia, Fabiana tem outras duas medalhas da Copa do Mundo, conquistadas no mesmo ano: ouro na Alemanha e bronze em Lucerna, local da etapa deste fim de semana.
Catarinense de 31 anos, remadora do Flamengo (RJ), Fabiana venceu sua bateria de ponta a ponta e fez o quarto melhor tempo da manhã, atrás de Taupe-Traer (7m51s13), vencedora da primeira bateria sem forçar, da sul-africana Ursula Grober (7m50s99) e da canadense Patrícia Obee (7m50s62), que travaram um duelo acirrado até o fim na segunda classificatória.
A Copa do Mundo é uma competição anual disputada desde 1997, com os barcos nacionais acumulando de um a oito pontos (do sétimo ao primeiro lugar) em cada prova. Após duas das três etapas desta temporada, a Grã-Bretanha lidera com 140 pontos, seguida de Austrália, com 99 e Nova Zelândia com 97. O Brasil tem apenas um ponto, conquistado pelo 4 Sem Peso Leve masculino na etapa passada.
Confira o programa das provas deste sábado