A paratleta Cláudia Santos é a primeira brasileira a garantir presença em uma Final A do Campeonato Mundial de Remo, em Chungju, na Coreia do Sul. Ela disputa medalha às 2h50 de quarta-feira (horário de Brasília), após conquistar a segunda das duas vagas na primeira eliminatória do Single Skiff AS Feminino – para remadoras que utilizam apenas os braços – nesta segunda-feira, com o tempo de 5m47s40 (em 1.000 metros), atrás apenas da russa Natalia Bolshakova (5m37s00).
No masculino, Luciano Luna ficou em terceiro em sua bateria no mesmo tipo de barco, em 5m18s21, a 19s do também russo Alexey Chuvashev, que conquistou a única vaga direta em 4m59s21. Luna, medalha de ouro na Copa do Mundo em Belgrado ano passado, volta a competir às 2h10 da madrugada desta terça-feira (horário de Brasília), na disputa por uma das duas vagas na Final A, contra barcos da Alemanha, Itália, Ucrânia e Hungria.
Além deles, o Brasil estreou nesta segunda-feira também no Single Skiff Aberto Feminino, com Bianca Miarka, e no 4 Sem Peso Leve Masculino, com William Giaretton, Célio Amorim, Marcos Oliveira e Thiago Almeida. A campeã sul-americana ficou em quinto em sua bateria, com o tempo de 8m12s45, o quarto pior do dia entre as 18 inscritas na prova. Ela disputa a repescagem na quarta-feira, mesmo caminho do 4 Sem, que ficou em sexto na bateria, em 6m17s29, o segundo pior tempo do dia.
Quem também disputa a repescagem por uma vaga nas semifinais A/B é o Double Skiff Peso Leve Masculino, com Diego Nazário e Ailson Eráclito, que enfrentam barcos da Noruega, Ucrânia e Filipinas às 23h17 desta segunda-feira (horário de Brasília), após ficarem em quarto na bateria de estreia.
Além de Cláudia Santos, quarto lugar na Paralimpíada de Londres em 2012, apenas Fabiana Beltrame classificou-se direto na primeira prova, ao vencer sua bateria no Single Skiff Peso Leve Feminino, na noite de sábado (no Brasil). Campeã Mundial em 2011, na Eslovênia, ela volta a remar na semifinal A/B, quinta-feira de manhã na Coreia do Sul, quarta à noite no Brasil.
Veja os resultados desta segunda-feira na Coreia do Sul.
