Botafogo encerra jejum com título histórico na Lagoa

Alvinegros homenagem Irineu na festa do título estadual (Foto: Remo em Voga)

Alvinegros homenageiam Irineu na festa do título 
(Foto: Remo em Voga)

O jejum acabou em banquete, e teve festa pra todo mundo. Mesmo vencendo apenas a primeira prova da 6ª Regata, este domingo, o Botafogo ganhou o Campeonato Estadual de Remo após 49 anos e tornou-se o único a levantar a taça em três séculos: 1899, 1960-62-64 e 2013. O título de Campeão de Terra e Mar (no futebol e no remo) premiou o investimento do clube com a “tríplice coroa” na modalidade, pela conquista também dos Brasileiros Sênior e Júnior, o último empatado com o Flamengo.

Com vantagem de 72 pontos após vencer quatro das cinco regatas anteriores, o Botafogo poderia chegar em quarto lugar em todas as provas para garantir o título. E tratou de ganhar logo a primeira, em duelo com o Flamengo no 4 Sem Peso-Leveico-camera3. A resposta rubro-negra veio no Double Skiff Aberto Femininoico-camera3, novamente apenas entre os dois clubes, com o segundo lugar alvinegro sustentando a diferença original.

A conquista do Estadual foi assegurada justamente com um quarto lugar no 4 Com Aspiranteico-camera3, graças à vitória que deu ao Vasco o título da categoria, superando a Escola Naval no fim, com o Flamengo em terceiro. A vantagem alvinegra chegava aos 71 pontos, restando 70 em disputa para o campeonato.

Nas duas provas seguintes a festa também foi cruz-maltina. O clube, que terminou o campeonato em terceiro, conquistou o título na categoria Máster (que não conta para o campeonato) ao vencer o 4 Sem Máster Bico-camera3 (idade média de 36 anos), e ganhou também o Skiff Aberto Masculinoico-camera3, com o argentino Cristian Rosso. Mesmo em segundo, Uncas Tales, do Botafogo, teve o que comemorar, já que superou o outro argentino do Vasco, Osvaldo Ariel, companheiro de Rosso no Double Skiff quarto lugar nas Olimpíadas de Londres em 2012.

Daí pra frente só deu Flamengo no alto do pódio. O clube venceu as sete provas restantes (Four Skiff Infantilico-camera3, Skiff Peso-Leve Femininoico-camera3, Double Skiff PLico-camera3, Skiff Aspirante Femininoico-camera3, Four Skiff Júnior Bico-camera3, Four Skiff Sub-23 Femininoico-camera3 e o 8 Com Abertoico-camera3) e ganhou a regata com 99 pontos, contra 66 do Botafogo e 46 do Vasco, reduzindo a diferença final no campeonato a 48 pontos: 461 a 413. Mas a festa já era alvinegra, com direito a torcida organizada e banho dos treinadores na Lagoa. Uma comemoração que os botafoguenses esperam fazer com mais frequência.

Veja a lista de clubes campeões de 1898 até 2012.

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Estadual e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Botafogo encerra jejum com título histórico na Lagoa

  1. Jorge disse:

    Colocara os videos hoje?

    • remoemvoga disse:

      Estamos publicando os vídeos aos poucos, devido a uma lentidão anormal no You Tube. Esperamos que todos estejam com link na crônica esta segunda-feira.
      Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s