Mudança na Rio 2016 não afeta remadoras brasileiras

Bianca e Fabiana: sem barcos definidos para 2016 (Foto: CBR)

Bianca e Fabiana: sem barcos definidos para 2016
(Foto: CBR)

A Lagoa Rodrigo de Freitas terá ainda mais charme na Rio 2016. Com o aumento do número de barcos nas provas femininas de Single Skiff, Dois Sem, Double Skiff e Double Skiff Peso-Leve, a competição de remo dos Jogos Olímpicos terá mais mulheres do que em Londres 2012. Como a quantidade de classes e vagas permanece a mesma, os homens terão de ceder espaço às damas, com menos barcos no Single Skiff, Four Skiff e Oito Com.

Sugerido pela Federação Internacional de Remo (FISA) e aprovado pelos comitês Olímpico (COI) e Paralímpico (IPC) internacionais, o novo sistema de classificação para os Jogos redistribuiu o número de barcos nas 14 classes olímpicas. O objetivo, segundo a entidade, é refletir os ideais de igualdade de gêneros e universalidade do esporte. “Com nosso novo sistema de classificação, estamos nos movendo na direção certa”, afirmou o presidente da FISA, Denis Oswald, ao site da entidade.

O aumento na concorrência não altera os planos de duas das principais remadoras brasileiras: Fabiana Beltrame, do Flamengo, e Bianca Miarka, do Botafogo.  “A mudança foi boa para as mulheres, significa que nós estamos conquistando nosso espaço. Mas para o remo do Brasil não faz muita diferença, por que o número de vagas continua o mesmo”, avalia a catarinense Fabiana, campeã Mundial no Single Skiff Peso-Leve em 2011, que completa 32 anos esta quarta-feira (9/4).

“No Brasil temos atletas que podem compor barcos de conjunto e conquistar bons tempos”, diz Bianca Miarka, ouro no Single Skiff Aberto do Campeonato Sul-Americanoico-camera3 em 2013, que apoia a composição de um Double Skiff com atletas do Peso-Leve. Nascida em Nördlingen, na Alemanha, também há 32 anos, ela trocou São Paulo pelo Rio no ano passado, “para estar nos Jogos Olímpicos de 2016”.

“Enquanto não se define quem será a minha parceira, ou se eu estarei no barco, treino o Single Skiff. Com a ajuda dos técnicos da Seleção Brasileira e do Botafogo, me dedico a melhorar a técnica e a condição física, para defender o país em qualquer barco que os treinadores desejarem. Confio nas pessoas que estão me encorajando a dar o melhor de mim todos os dias, seja no Single, Double ou Four Skiff”, afirma Bianca.

Primeira remadora brasileira a disputar uma Olimpíada, ficando em 14º lugar no Single Skiff em Atenas 2004, Fabiana pode igualar o recorde de Anderson Nocetti com quatro participações (até agora) nos Jogos. Após o 19º lugar no mesmo barco em Pequim 2008, ela remou em Londres no Double Skiff Peso-Leve, ao lado de Luana Bartholo, vencendo a Final C e terminando em 13º. Ainda sem parceira definida para 2016, ela não vê avanços em curto prazo.

“Acho que o remo feminino ainda está defasado em relação ao masculino por causa do baixo número de praticantes. Temos pouca renovação, se não nos preocuparmos com isso agora, vai demorar mais alguns anos para o Brasil ter resultados mais expressivos”, alerta a dona dos melhores resultados individuais da história do remo brasileiro, com um título Mundial e duas medalhas de ouro e duas de bronze em etapas da Copa do Mundo.

Entre as candidatas a dividir o Double Skiff com Fabiana nos Jogos do Rio está a carioca Beatriz Tavares Cardoso, de 18 anos, também do Flamengo. Em 2013 ela levou o Brasil de volta a uma Final A do Campeonato Mundial Júnior após 26 anos, e repetiu a melhor colocação do país na competição, com o quinto lugar no Single Skiff feminino.

Nas Olimpíadas, a última vez em que um barco brasileiro chegou a uma Final A foi nos Jogos de Los Angeles, em 1984, quando Ângelo Rosso Neto, Walter Hime e Nilton Araújo terminaram em quarto lugar na prova do Dois Com. Mais um tabu para as mulheres quebrarem.

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Olímpico e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s