Brasileiros estreiam no Mundial Sênior este domingo

Raia de Bosbaan recebe mais de 1.100 remadores (Foto: FISA)

Raia de Bosbaan recebe mais de 1.100 remadores
(Foto: FISA)

A maior competição do remo mundial começa este domingo na Holanda. Mais de 1.100 atletas de 60 país disputam provas em 27 classes de barcos, sendo 14 Olímpicas, oito internacionais e cinco de para-remo, com 445 guarnições inscritas no Campeonato Mundial Sênior. O Brasil tem oito barcos, no Double Skiff Peso-Leve masculino e feminino, no Four Skiff Peso Leve Masculino e nas cinco provas de para-remo: Single Skiff AS (braços e ombros) masculino e feminino, Double Skiff TA (tronco e braço) e LTA (perna, tronco e braços) mistos, e Quatro Com LTA Misto.

Remadores do Botafogo, Guilherme Gomes e Emanuel Borges serão os primeiros brasileiros a entrar na raia de Bosbaan, às 15h06 em Amsterdam (10h06 de Brasília), na quarta bateria do Double Skiff Peso-Leve Masculino (LM2x, na sigla em inglês). Eles remam contra barcos de República Tcheca, Suíça, África do Sul e Angola, na disputa por uma das quatro vagas diretas nas quartas de final da prova, que tem 26 inscritos.

Fabiana Beltrame e Beatriz Cardoso, do Flamengo, estreiam às 15h27 (10h27) no Double Skiff Peso-Leve Feminino (LW2x), barco em que conquistaram o ouro no Festival Pan-Americano, em julho, no México. Elas enfrentam suecas, gregas, canadenses, americanas e sul-africanas na briga pela única vaga direta nas semifinais A/B, em prova com 22 inscritos.

A classe com mais concorrentes é a do Single Skiff Masculino (M1x), que tem 32 barcos, incluindo o tcheco Ondrej Synek, atual campeão Mundial, e o neozelandês Mahe Drysdale, campeão Olímpico em 2012. O Single Skiff Feminino (W1x) tem o recorde 29 países, mesmo número do Single Skiff Peso-Leve Masculino (LM1x). Campeã em 2013, com oito medalhas (três ouros), a Itália tem a maior equipe, com 26 barcos, um a mais que Alemanha e Estados Unidos.

O Brasil disputa também no Four Skiff Peso-Leve Masculino (LM4x), com Diego Nazário, do Botafogo, William Giaretton, do Flamengo, e os gaúchos Evaldo Morais e Ronaldo Vargas, ambos do União (RS), que estreiam segunda-feira, em prova com 10 inscritos.

No para-remo, apenas brasileiros e italianos têm barcos nas cinco provas, cujas baterias também começam segunda-feira. Bronze no Mundial do ano passado, a única medalha do Brasil na Coreia, Cláudia Santos disputa novamente no Single Skiff AS (ASW1x), mesmo barco em que Luciano Luna rema no masculino (ASM1x).

Regiane Nunes e Andre Dutra formam o Double Skiff LTA (LTAMix2x), com Josiane Lima e Michel Pessanha no Double Skiff TA (TAMix2x). O quinto barco brasileiro terá Norma Moura, Ana Souza, Erik Lima, Jairo Klug e o timoneiro Jucelino Silva no Quatro Com LTA Misto (LTAMix4+).

No ano passado, Fabiana Beltrame ficou em quarto lugar no Single Skiff Peso-Leve, classe não olímpica na qual foi campeã mundial em 2011. Nas outras provas, os brasileiros disputaram três finais C, terminando em 14º  no Double Skiff Peso-Leve Masculino, com Diego Nazário e Ailson Eráclito; 15º no Single Skiff Aberto Feminino, com Bianca Miarka; e 17º no  Quatro Sem Peso-Leve, com William Giaretton, Célio Amorim, Marcos Oliveira e Thiago Almeida.

Site do Campeonato Mundial Sênior

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s