Uma semana após disputarem vaga na Seleção Brasileira, alguns dos melhores remadores do país voltam à raia da Lagoa Rodrigo de Freitas deste domingo, a partir das 9h, para a 1ª Regata do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro. O programa inclui 14 provas, seis delas de categorias FISA, que têm pontuação dobrada. Destaque para o Single Skiff Feminino, que reúne cinco das seis finalistas da Seletiva do sábado passado – vencida por Fabiana Beltrame, em seu retorno ao Vasco.
Pela primeira vez desde 2011 o cruz-maltino volta a participar de todas as provas juntamente com Botafogo e Flamengo, que dominaram a competição nos últimos anos. Será a única etapa do Campeonato neste semestre, devido à preparação para o Campeonato Mundial Júnior, em agosto, o que aumenta a importância de cada regata na disputa pelo título.
No esforço para recuperar o protagonismo, o Vasco “repatriou” a catarinense Fabiana Beltrame, que foi atleta do clube entre 2004 e 2009 e passou os últimos cinco anos na Gávea – período em que foi campeã Mundial no Single Skiff Peso-Leve (2011) e ganhou dois ouros (2011 e 2013) e dois bronzes (2010 e 2013) em etapas da Copa do Mundo. O cruz-maltino tirou outros atletas do Flamengo, do Botafogo e de clubes de outros estados, como Saldanha da Gama e Álvares Cabral (ES), Vitória (BA), e até da Espanha.
O principal reforço rubro-negro é o retorno do técnico Marcos Amorim, o Marcão, que comandou a equipe no último tetra e deixou o clube no início de 2013. Outro retorno é o de Nayara Pena, campeã brasileira no Single Skiff Sub-23 Feminino domingo passado. Entre os recém-chegados, destacam-se os gaúchos Allan Bitencourt e Leandro Tozzo, vindos do União (RS), inscritos este domingo no Dois Sem Aberto, no qual ficaram em terceiro tanto na Seletiva
quanto no Brasileiro
.
Esta é a 118º edição da competição esportiva mais antiga em disputa no país, iniciada em 1898, com vitória do Gragoatá. O Flamengo é o maior vencedor, com 47 títulos, um a mais que o Vasco, que perdeu a hegemonia histórica com o tetra rubro-negro de 2009-2012. Apesar de ter apenas seis conquistas, o atual bicampeão Botafogo é o único a levantar o troféu nos três séculos (1899, 1960-62-64, 2013-14), e manteve a maioria de seus principais remadores – entre os quais Ailson Eráclito, vencedor da Seletiva no Single Skiff Masculino – para repetir o gesto este ano.
A entrada no Estádio de Remo da Lagoa é gratuita, o estacionamento é pago.
Programa da 1ª Regata do Campeonato Estadual RJ