Remo garante ao Pará título da 50ª Copa Norte-Nordeste

Oito Com do Remo comemora vitória na última prova (Reprodução Facebook)

Oito Com do Remo comemora vitória na última prova
(Reprodução Facebook)

O Clube do Remo fez jus ao nome e dominou a 50ª Copa Norte-Nordeste, fim de semana passado, nas águas da Baía do Guajará, em Belém. Os remadores azulinos ganharam nove das 22 provas disputadas e garantiram ao Pará o título da competição entre estados, com 14 vitórias no total – incluindo três do Paysandu e duas da Tuna Luso –, contra três de Pernambuco – todas do Sport Recife.

O destaque paraense foi Deyvison Souto, de 27 anos, que conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata. Ele venceu três provas na categoria Peso-Leve – Single Skiff (na qual fora bronze no Campeonato Brasileiro do ano passado), Dois Sem e Four Skiff – e duas na Sênior (Single Skiff e Oito Com).

Companheiro de Deyvison no Four Skiff PL, Waldonilton Reis ganhou também as outras três provas que disputou, no Double Skiff Peso-Leve e Sênior, e no Dois Sem Sênior. A única vitória do Azulino sem um dos dois a bordo foi no Four Skiff Sênior Feminino, com Aliny  Ribeiro, Ana Costa, Rafaela Alves e Márcia Costa superando Paysandu e Sport.

Outro destaque individual foi o potiguar Gabriel Patrício, do União de Natal, que venceu três provas, incluindo o Single Skiff Sub-23, a com maior número de inscritos (9). Aos 16 anos, ele ganhou dois ouros na categoria Júnior B, no Single Skiff e no Dois Sem (no barco do Sport Recife). Outro júnior a vencer entre os mais velhos foi Gabriel Assis, que garantiu os dois ouros da Tuna Luso, no Dois Sem Júnior A e no Single Skiff Sub-23 Peso-Leve.

Vice-campeão entre os clubes, garantindo a mesma posição para Pernambuco entre os estados, o Sport Recife mostrou força nos juniores. Além de Marcos Coelho na vitória no Dois Sem Jr.B, o rubro-negro ganhou o Single Skiff Feminino na mesma categoria, com Livia Enes, e o Single Skiff Masculino Jr.A, com Ítalo Miranda, recém convocado para o treinamento da Seleção Brasileira de atletas até 18 anos.

Campeão em casa em 2014, o baiano São Salvador venceu apenas duas provas em Belém (Double Skiff Feminino Sênior e Quatro Sem Jr.A Masculino), terminando em quarto na classificação geral, com uma vitória a menos que o Paysandu (Double Skiff Sub-23 Feminino, Quatro Sem Sênior e Double Skiff Sub-23 masculinos), e uma prata a mais que a Tuna Luso, quinto lugar. O Minas Brasília ficou em sétimo, atrás do União de Natal, com um ouro conquistado por Carolina Wulf, no Single Skiff Sênior Feminino.

Sem vitórias, o capixaba Álvares Cabral acabou em oitavo, com quatro pratas e seis bronzes, sendo o segundo clube com mais medalhas (10), cinco a menos que o Remo. Mais de 100 atletas participaram este ano, representando 11 clubes e duas federações de sete estados (Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e do Distrito Federal.

Criada 1961 com o nome de Copa Norte, a competição adotou a denominação atual a partir  1979, com a inclusão de Espírito Santo e do Distrito Federal. Originalmente disputada entre Estados, passou a contar com a participação de clubes em 1995, mantendo o troféu original de posse transitória da Federação cujos clubes somem mais vitórias.

Segundo levantamento do pesquisador Da Silva Júnior, coordenador de Patrimônio e História da Federação de Remo do Espírito Santo, a competição só deixou de ser disputada em cinco anos (1965, 1966, 1968, 1969 e 1970). Pernambuco é o Estado mais vezes campeão (17), seguido de Bahia (14), Espírito Santo (12) e Pará, que ganhou seu quarto título este ano (após três conquistas baianas consecutivas), somando agora um a mais que o Amazonas.

Resultado das provas

Classificação Geral

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Nacional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s