Vasco ganha 3ª Regata e encerra jejum de quase 6 anos

Vascaínos festejam conquista de 3ª Regata (Foto: Remo em Voga)

Vascaínos festejam conquista da 3ª Regata
(Foto: Remo em Voga)

Cinco anos e dez meses. Esse foi o tempo que o Vasco ficou sem conquistar uma etapa do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro. O jejum terminou com a vitória do Oito Com Aspirante na última prova da 3ª Regata, este domingo, na raia olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas. Com o resultado, o cruz-maltino somou 128 pontos, dois a mais que o Botafogo, que mesmo assim ampliou de 20 para 49 pontos a liderança da competição, com 371 pontos contra 322 do Flamengo.

O Vasco não vencia uma regata desde 15 de novembro de 2009, na última etapa do ano em que o Flamengo iniciou a sequência de conquistas que o levaria ao tetracampeonato em 2012, quando superou o cruz-maltino na contagem de títulos estaduais: 47 a 46 (sem contar o campeonato de 2003, que segue sub-judice, segundo a contagem oficial da Federação). Atual bicampeão, o Botafogo está a uma regata do inédito tricampeonato, em busca de seu sétimo título em 118 anos da mais antiga competição esportiva em disputa no país.

O alvinegro começou o dia com dobradinha no Double Skiff Júnior Aico-camera3e ampliou a vantagem com nova vitória em outra disputa de categoria da Federação Internacional (FISA) – que têm pontuação dobrada – no Dois Sem Peso-Leveico-camera3. Com atletas da Seleção Brasileira em guarnições de todos os clubes, a prova começou com 15 minutos de atraso e foi marcada pelo choque entre os barcos de Flamengo e Botafogo, quando disputavam a primeira posição a menos de 300 metros da chegada.

“Peço desculpas a Célio Dias Amorim e Ailson Eraclito por ter invadido e forçado perderem a reta hoje na regata!”, escreveu Thiago Capi, do Flamengo, no Facebook, após a prova. “Infelizmente pegamos lodo, não permitindo usar mais o leme, mesmo com todos os esforços ouve a colisão”, explicou o remador do Flamengo, que compôs o barco rubro-negro com Vangelys Pereira.

O Flamengo respondeu com três vitórias seguidas no Feminino: Single Skiff Aspiranteico-camera3, Four Skiff Júnior Bico-camera3 e Yolete 4x Infantil, em que remou sozinho os 500 metros da prova para ganhar 10 pontos na regata. O Vasco conquistou a primeira vitória no Dois Com Sub-23 Masculinoico-camera3, e assumiu a segunda posição na etapa com dobradinha no Quatro Sem Másterico-camera3. Na metade da regata, a liderança ainda era alvinegra, com 57 pontos, contra 54 do Vasco e 53 do Flamengo.

O rubro-negro assumiu a ponta na contagem com a vitória no Double Skiff Infantil Masculinoico-camera3, e abriu nove pontos sobre Botafogo e Vasco ao ganhar também no Four Skiff Júnior Bico-camera3. O alvinegro reagiu vencendo mais duas provas FISA: o Dois Sem Peso-Leve Sub-23 Masculinoico-camera3 e o Single Skiff Peso-Leve Sub-23 Femininoico-camera3. Com sete pontos de vantagem para o Flamengo e 26 para o Vasco, o alvinegro parecia a caminho de repetir a vitória conquistada na 2ª Regata.

Mas duas vitórias em provas FISA – com dobradinha dos argentinos Cristian Rosso e Osvaldo Arial no Single Skiff Aberto Masculinoico-camera3, e os pontos certos de Fabiana Beltrame e Yanka Brito no Double Skiff Aberto Femininoico-camera3 – o Vasco chegou à última prova a apenas seis pontos do atual bicampeão brasileiro, precisando vencer o Oito Com Aspiranteico-camera3 e torcer para que o alvinegro não ficasse em segundo, para chegar ao título da regata.

Com a vitória e o quinto lugar do Botafogo, fechando a raia atrás de Flamengo, Escola Naval e Rema Campos, o cruz-maltino somou 128 pontos contra 126 do alvinegro. Foram cinco vitórias (três em provas FISA), mesmo número do Flamengo (nenhuma com pontuação dobrada) e uma a mais que o Botafogo (todas FISA).

Após três etapas vencidas por clubes diferentes (o Flamengo venceu a primeira, em março), o Campeonato será decidido na última regata, marcada para 1 de novembro. Como já estará em vigor o horário de verão – a partir do próximo fim de semana – a Federação estuda a antecipação do início de 9h para 8h, de modo a reduzir o desgaste dos atletas nas provas finais. O que não diminuirá o calor da disputa pelo título estadual.

 

Veja o resultado de todas as provas no Twitter

Leia também:
Botafogo vence 2ª Regata e assume a liderança no Estadual RJ Flamengo vence e Vasco supera Botafogo na 1ª Regata

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Estadual e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s