Sem os clubes do Rio, que disputam a final do Campeonato Estadual no próximo domingo, a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Remo Sênior e Júnior começou esta quinta-feira, em Brasília, com menos barcos do que o inicialmente previsto pela CBR. Além das 29 guarnições inscritas como “Rio de Janeiro”, outras quatro de Campos e duas do Loureiro, pelo menos mais 36 barcos, de quase todos os estados, não confirmaram participação.
Prova com mais inscritos na lista divulgada inicialmente pela CBR, com 21 guarnições, o Double Skiff Masculino, teve 12 barcos disputando duas eliminatórias nesta quinta-feira, vencidas por Matias Boledi e Renan Koplewisk, do Paulistano (SP), e Evaldo Becker e Willian Giaretton, do União (RS). Além das três guarnições do “Rio de Janeiro”, cuja ausência era esperada, outras seis, de quatro estados, também deixaram de participar.
No Four Skiff Masculino, oito barcos foram cancelados, além dos dois com atletas de clubes do Rio. Restaram nove, divididos em duas eliminatórias, ganhas por União e Álvares Cabral (ES) – em bateria na qual dois dos quatro barcos não largaram. No Double Skiff Sub-23 Masculino, foram menos sete guarnições, sendo duas do “Rio de Janeiro” e uma de Campos. As duas eliminatórias foram vencidas pelo União, com Alef Fontoura e Anderson Dalla Vecchia e Vinícius Delazeri e Augusto Scheffer.
Outras quatro provas tiveram eliminatórias nesta quinta-feira. No Double Skiff Masculino Júnior, Igor Nunes e Jorge Tadeu, do São Salvador (BA), e Ítalo Barbosa e Gabriel Patrício, do misto Sport Recife (PE)/União de Natal (RN), avançaram direto à final. No Four Skiff da mesma categoria, Álvares Cabral e Pinheiros (SP) também venceram.
No Double Skiff Feminino Júnior, Tereza Santos e Sulamayne Fautino, do Náutico (PE), e Barbara Deuschle e Larissa Villas Boas, do União, venceram suas eliminatórias. No Four Skiff Feminino, São Salvador/Sport Recife e Paysandu (PA) garantiram a vaga direta. No para-remo, Renê Campos, do São Salvador, e Silvan Braga, do Pinheiros, ganharam suas baterias no Single Skiff Masculino AS (braços e ombros).
Outras quatro finais previstas para esta sexta-feira também tinham mais de seis inscritos, e não tiveram eliminatórias devido às desistências: Double Skiff Feminino Peso-Leve e Aberto, Double Skiff Masculino Sub-23 Peso-Leve e Dois Sem Feminino. Entre as finais de sábado, três provas também não tiveram as eliminatórias previstas, entre elas o Oito Com Masculino, sinal de que a redução pode superar os 30% já registrados em relação ao número inicialmente previsto.
Resultados das eliminatórias e repescagens
Lista de partida das Finais de sexta-feira
Leia também:
Entre clubes e CBR, remadores do Rio não vão ao Brasileiro 25/10/2015
Remo naufraga na política às vésperas da Olimpíada em casa 29/09/2015
Clubes do Rio dominam Brasileiro de Barcos Curtos 15/03/2015
© Remo em Voga ®