Brasileiro de Barcos Curtos vai definir ranking nacional

Raia da USP recebe eliminatórias esta quinta-feira (Foto: CBR/Divulgação)

Raia da USP terá provas de quinta a domingo
(Foto: Romeo Campos/Divulgação)

Mais de 150 barcos estão inscritos para a disputa do Troféu Brasil e do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, de quinta-feira a domingo, na Raia da USP, em São Paulo. A competição, em provas de Single Skiff e Dois Sem para todas as categorias, será o “principal evento seletivo para entrada de remadores ao grupo de preparação da Seleção” que poderá representar o país em competições internacionais este ano, segundo a CBR.

De quinta-feira a sábado, a primeira fase da competição definirá o ranking absoluto por barco, com todos os remadores disputando a mesma prova, com agrupamento de categorias e confronto direto por tipo de barco, em sistema de progressão FISA (eliminatórias, repescagens, semifinais e finais). Os vencedores, independentemente da categoria, terão seus nomes gravados no Troféu Brasil de Barcos Curtos, de posse transitória dos clubes aos quais os atletas estão vinculados.

No domingo, dia 10, serão disputadas 16 provas (seis femininas e dez masculinas) pelos seis melhores barcos de cada categoria – Júnior (A e B), Sub-23, Sub-23 Peso-Leve, Sênior e Sênior Peso-Leve –, conforme o resultado do ranking absoluto da primeira fase. O clube cujos remadores somarem mais pontos nas duas fases ficará com o título de Campeão Brasileiro de Barcos Curtos. Guarnições de Dois Sem com atletas de clubes diferentes somam pontos para ambos.

A lista provisória de inscritos tem barcos de 24 clubes de oito estados e do Distrito Federal, mais da metade do Rio de Janeiro. Só o Botafogo, atual tricampeão estadual, tem 45 barcos, quase 30% do total, número que deve ser reduzido no Congresso Técnico, já que muitos atletas estão em mais de uma prova. O Vasco inscreveu 21 barcos, cinco a mais que o Flamengo. O paulista Pinheiros tem 12 barcos na lista provisória, e o gaúcho União, 10.

A prova com mais concorrentes é a do Single Skiff Peso-Leve Masculino, com 20 inscritos de oito clubes, um a mais que o Single Skiff Sub-23 Masculino. No Feminino, o Single Skiff Sub-23 Peso-Leve e o Single Skiff Júnior B têm oito barcos cada. Com apenas duas guarnições, o Dois Sem Feminino deve ser cancelado.

As provas de Júnior B, com atletas até 16 anos, serão disputadas na distância de 1.000 metros e servirão como processo seletivo para a equipe em preparação para os Jogos da Juventude, em 2018, e o Mundial da categoria nos próximos dois anos.

Boletim da CBR sobre o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos
Lista provisória de inscritos

Leia também:
Clubes do Rio dominam Brasileiro de Barcos Curtos Fabiana, Ailson e dupla gaúcha vencem as finais da Seletiva  

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Nacional e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s