Botafogo ganha Regata e conquista tri histórico no Rio

Botafoguenses apontam a placa do Tri no troféu do Estadual (Foto: Remo em Voga)

Placa inédita no troféu do Estadual RJ
(Foto: Remo em Voga)

Cem anos em três. Ao conquistar o primeiro tricampeonato estadual de remo de sua história, este domingo, na raia Olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Botafogo somou em três temporadas a mesma quantidade de títulos ganhos em todo o século passado. Fundado como Clube de Regatas em 1894, o alvinegro da estrela solitária chegou a seu sétimo triunfo em 118 anos da competição esportiva mais antiga em disputa no país, o único campeão em três séculos diferentes: 1899, 1960-62-64, 2013-14-15.

Com seis vitórias em 13 provas, todas em categorias internacionais (FISA), que têm pontuação dobrada, o alvinegro ganhou a 4ª Regata com 155 pontos, contra 120 do Flamengo e 115 do Vasco, e conquistou o campeonato antes mesmo da última prova, com 515 pontos, 93 pontos à frente do rubro-negro, vice pela terceira vez, com 422. O Vasco, que voltou a disputar todas as provas na temporada, ficou em terceiro, com 379.

Líder do campeonato, a esquadra alvinegra começou a detonar as esperanças dos adversários logo nas primeiras provas, vencendo o Double Skiff Júnior A Femininoico-camera3 e o Four Skiff Sub-23 Masculinoico-camera3 – com dobradinha que valeu o título da categoria. O Vasco quebrou a sequência com vitória no Double Skiff Infantil Femininoico-camera3 (que conta pontos apenas para a regata), mas o alvinegro voltou a vencer no Single Skiff Peso-Leveico-camera3, com Aílson Eráclito, garantindo a conquista invicta na categoria e abrindo 30 pontos de vantagem na regata, em apenas quatro provas.

O Flamengo ensaiou uma reação com três vitórias seguidas, no Double Skiff Júnior Bico-camera3, Quatro Com Másterico-camera3 (quebrando a invencibilidade do já campeão Vasco na categoria este ano) e Double Skiff Aspiranteico-camera3, nenhuma delas com pontuação dobrada. O cruz-maltino voltou a vencer na Yolete 4x Infantilico-camera3, ganhando o título da categoria, que era liderada pelo Flamengo.

Mesmo sem vencer quatro provas seguidas, o Botafogo manteve a liderança na regata e garantiu o título do campeonato com a vitória no Double Skiff Sub-23 Femininoico-camera3, quando chegou aos 459 pontos na temporada, não podendo mais ser alcançado pelo Flamengo, mesmo que afundasse em todas as provas restantes.

A conquista da regata foi garantida com mais duas vitórias em provas FISA, no Single Skiff Peso-Leve Sub-23ico-camera3 (em dobradinha que valeu o título invicto da categoria) e no Double Skiff Júnior Aico-camera3 masculinos (já vencida pelo alvinegro). Mesmo com a esperada vitória de Fabiana Beltrame, do Vasco, no Single Skiff Peso-Leve Femininoico-camera3, o Flamengo conquistou o título na categoria Feminina. E na última prova, o Vasco foi o campeão na categoria Aberta, ao vencer o tradicional Oito Comico-camera3, à frente de Flamengo e Botafogo.

Ao todo, o Botafogo conquistou quatro das oito categorias que contam para o campeonato (Júnior A, Peso-Leve, Peso-Leve Sub-23 e Sub-23), uma a mais que o Flamengo (Aspirante, Júnior B e Feminino). Além da Aberta, o Vasco ganhou também na Máster e na Infantil. A temporada 2016 promete.

Todos os campeões desde 1898

Leia também:
Entre clubes e CBR, remadores do Rio não vão ao Brasileiro Vasco ganha 3ª Regata e encerra jejum de quase 6 anos Botafogo vence 2ª Regata e assume a liderança no Estadual RJ Flamengo vence e Vasco supera Botafogo na 1ª Regata

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Estadual e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Botafogo ganha Regata e conquista tri histórico no Rio

  1. Anônimo disse:

    Quando será publicado os vídeos da 4 regata estadual ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s