Britânicos são tricampeões com vitória na última prova

Britânicos comemoram vitória no 8 Com (Foto: Vicente Leal)

Britânicos celebram vitória e título no 8 Com
(Foto: Vicente Leal)

A Grã-Bretanha conquistou o tri Olímpico nas duas últimas provas disputadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, este sábado. A prata e o ouro no Oito Com Feminino e Masculino, respectivamente, que fecharam o programa da modalidade na Rio 2016, levaram os britânicos ao topo do quadro de medalhas, com três ouros e duas pratas, uma vitória a mais que alemães e neozelandeses.

O título foi garantido na última prova, com o Oito Masculino vingando a derrota em casa para os alemães há quatro anos – quando os britânicos foram bronze, atrás também do Canadá. No Rio, eles venceram de ponta a ponta, perseguidos de perto durante toda a prova pelos germânicos, que ficaram com a prata, à frente de Holanda, Estados Unidos, Polônia e Nova Zelândia.

A esquadra britânica (a maior na Rio-2016, com 12 barcos) ganhou também no Dois Sem Feminino e no Quatro Sem Masculino, ambos na sexta-feira, e foi prata no Double Skiff Feminino, no primeiro dia de finais. No Oito Com Feminino, as britânicas cruzaram metade da prova em último, ultrapassando romenas, neozelandesas , holandesas e canadenses para conquistar a prata, atrás das americanas – invictas há dez anos na prova.

A vitória deu aos EUA seu 33º ouro na história dos Jogos, igualando a marca da Alemanha Oriental, e a segunda medalha no Rio, conquistada logo em seguida à prata de Genevra Stone no Single Skiff Feminino, vencido pela australiana Kim Brennan. Bronze em Londres-2012, ela conquistou o único ouro do país, que foi prata no Quatro Sem e no Four Skiff masculinos, terminando na quarta posição geral.

Alemanha e Nova Zelândia dividiram a segunda colocação, com dois ouros e uma prata cada. Os alemães venceram o Four Skiff no Masculino e no Feminino, enquanto os neozelandeses conquistaram o bi Olímpico no Dois Sem (com Bond e Murray) e no Single Skiff Masculino, em vitória épica de Mahe Drysdale este sábado.

Ao todo 19 países foram ao pódio na Rio-2016, 10 deles para receber o ouro. O melhor resultado latino-americano foi o sexto lugar do cubano Angel Fournier, no Single Skiff Masculino. O México foi o único país da região a disputar finais B, com o oitavo lugar de Juan Cabrera, também no Single Skiff Masculino, e o 12º de Kenia Alanis, no Feminino.

Entre os sul-americanos, a melhor posição foi o 14º lugar dos brasileiros William Giaretton e Xavier Vela no Double Skiff Peso-Leve Masculino, em que o Chile foi 17º e Cuba 18º. O Brasil também ficou à frente de chilenas e cubanas no Double Skiff Peso-Leve Feminino, com o 15º lugar de Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi.

O argentino Brian Rosso ficou em 15º no Single Skiff Masculino, que teve também representantes de Uruguai (18º), Peru (20º), Paraguai (24º), Equador (28º) e Venezuela (29º). No Single Skiff Feminino, a melhor posição sul-americana também foi da Argentina, com Lucia Palermo em 17º, a paraguaia Gabriela Mosquera ficou em 19º, e a peruana Camila Granados em 31º.

Resultados de sábado (13/8)
Quadro de medalhas do remo
Resultado final por prova

Leia também:
Três centímetros decidem ouro Olímpico na Lagoa
Brasil se despede com resultado inédito no Masculino
Alemanha ganha dois ouros e lidera quadro de medalhas Vento, barco virado, zebras e queixas marcam 1º dia 
Alemães dominam histórico de medalhas no remo Olímpico 

Memória
Todas as participações do remo brasileiro em Olimpíadas
Total de medalhas por país no remo em Jogos Olímpicos
(antes da Rio 2016)

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Olímpico e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Britânicos são tricampeões com vitória na última prova

  1. janete disse:

    muito bom este artigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s