Três centímetros decidem ouro Olímpico na Lagoa

Drysdale e Martin: lado a lado na linha de chegada (Foto: Remo em Voga)

Drysdale e Martin: lado a lado na linha de chegada
(Foto: Remo em Voga)

Zero. Essa foi a diferença de tempo entre o neozelandês Mahe Drysdale e o croata Damir Martin na final Olímpica do Single Skiff Masculino, este sábado, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O ouro foi decidido no photo finish, com vantagem de três centímetros para o agora bicampeão Drysdale. Os dois fizeram o melhor tempo da prova na história dos Jogos, cruzando os 2.000 metros da raia em 6m41s34, mais de um segundo abaixo da marca do belga Tim Mayens (6m42s52) em Londres-2012.

Medalhista de prata no four Skiff há quatro anos, Martin Damir liderou a primeira metade da prova, seguido pelo tcheco Ondrej Synek (atual tricampeão Mundial), com Drysdale em terceiro. Em sua quarta Olimpíada, o neozelandês de 37 anos acelerou a voga e assumiu a ponta antes da marca dos 1.500 metros, resistindo até o fim ao ataque do croata dez anos mais novo, que fez o melhor tempo no último quarto e cruzou a linha de chegada literalmente ao seu lado.

Prata nas duas últimas edições, Synek ganhou o bronze (6m44s10), à frente do belga Hannes Obreno (6m47s42), do belarusso Stanislau Shcharbachenia (6m48s78) e do cubano Angel Founier (6m55s90) – o melhor resultado de um barco latino-americano nos Jogos.

A vitória no Oito Com Masculino, última prova do programa, deu à Grã-Bretanha o tricampeonato Olímpico, com três ouros (e duas pratas), um a mais que Alemanha e Nova Zelândia. A Austrália ficou em quarto lugar, com o ouro de Kim Brennan na final do Single Skiff Feminino, este sábado, e duas pratas.

Já as americanas mantiveram a invencibilidade de dez anos no Oito Com Feminino e conquistaram o tri Olímpico na prova, levando os EUA a igualarem o total de ouros da Alemanha Oriental no remo na história dos Jogos, com 33 – os britânicos agora têm 31.

Resultados de sábado (13/8)
Quadro de medalhas do remo
Resultado final por prova

Leia também:
Britânicos são tricampeões com vitória na última prova Brasil se despede com resultado inédito no Masculino
Alemanha ganha dois ouros e lidera quadro de medalhas Vento, barco virado, zebras e queixas marcam 1º dia 
Alemães dominam histórico de medalhas no remo Olímpico 

Memória
Todas as participações do remo brasileiro em Olimpíadas
Total de medalhas por país no remo em Jogos Olímpicos
(antes da Rio 2016)

 

© Remo em Voga ®

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Olímpico e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.