Estadual do Rio tem novas regras para rivalidade centenária

Campeonato Brasileiro de Remo Senior

Botafogo e Flamengo são favoritos no Estadual RJ (Foto: Satiro Sodré/SSPress)

O Campeonato de Remo do Rio de Janeiro começa este domingo com novas regras, novos técnicos e a velha rivalidade entre Botafogo , Flamengo e Vasco, agora em papéis diferentes. Campeão Brasileiro de Sênior e Júnior em 2013, o alvinegro começa a temporada como favorito para manter o título conquistado ano passado, após quase cinco décadas de jejum. Maior vencedor em 116 anos de competição estadual, o rubro-negro confia na força do feminino, enquanto o Vasco tenta voltar a ser protagonista na Lagoa.

A mudança na pontuação das provas FISA (Júnior A, Peso-Leve, Peso-Leve Sub-23, Sub-23 e Aberta), que correspondem a cinco das oito categorias do Estadual e valerão o dobro das demais, pode favorecer o Botafogo (campeão das cinco no ano passado), tornando mais difícil para o Flamengo compensar a diferença no Feminino, como nas últimas temporadas.

Das 13 provas da 1ª Regata, seis estão entre as que terão pontuação dobrada, sendo quatro masculinas (1xPLS23, 1xJA, 2-Aberta e 8+S23) e duas femininas (2xPL23 e 1xAberta), todas na distância olímpica de 2.000 metros. As categorias Infantil (500m), Júnior B (1.500m) e Aspirantes (2.000m) terão duas provas cada (masculina e feminina), enquanto a Máster (1.000m) terá apenas uma no Masculino D, para guarnições com média de 50 anos ou mais.

Segundo o site da FRERJ, a mudança na pontuação atende “a um dos principais anseios dos clubes e remadores, já que as provas mais importantes efetivamente serão as mais valorizadas”. Para o técnico da Seleção Brasileira, Julio Soares, ela é positiva, pois “passa a ter mais conexão com o remo internacional”.

Com 27 dos 51 pré-selecionados para compor a equipe brasileira ligados a clubes do Rio, o técnico da Seleção teme a prioridade que as equipes possam dar a essas provas. “Nossa visão é que os atletas da Seleção tenham disponibilidade para atuar pelos clubes e não o contrário, para não limitá-los às paredes da competição estadual”, afirmou o Julio ao site da CBR.

Destaque na Seletiva Nacional disputada em janeiro, em São Paulo, o Botafogo tem 16 remadores na lista da CBR. O clube contratou no início do ano o técnico cubano Alcides Risco Batista, de 61 anos, que tem cinco Olimpíadas no currículo, sendo uma como atleta e quatro como treinador. No Flamengo, que tem oito pré-selecionados, Alexandre Clark assumiu o posto de técnico principal, com a missão de reestruturar a equipe da Gávea.

Apenas os dois clubes terão barcos em todas as provas deste domingo, disputando entre si o Single Skiff Peso-Leve Sub-23 e o Double Skiff PL S23 feminino. O Vasco, que tem um atleta pré-selecionado pela CBR, disputa 11 provas. Guanabara e Escola Naval participam de quatro e o Piraquê de apenas uma. Rema Campos, quinto lugar no campeonato passado, e Loureiro, sétimo, que também têm um atleta convocado cada, não estão inscritos.

Além das mudanças da FRERJ, os remadores devem se adaptar ao novo Código de Remo da CBR, que alterou procedimentos na largada (não há mais interrupção em caso de quebra nos primeiros 100 metros) e para reclamações dos atletas, que deverão ser feitas ainda na raia. As provas da 1ª Regata começam às 9h na Lagoa Rodrigo de Freitas. A entrada no Estádio de Remo é gratuita, mas o estacionamento é pago.

Programa completo da 1ª Regata

Vídeo: Reveja as provas do Campeonato RJ 2013 no You Tube

Fonte: FRERJ e CBR
© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Estadual e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s