O mineiro Uncas Tales, do Botafogo, e os gaúchos Alef Fontoura e David Boeira, do União, estreiam no Campeonato Mundial Júnior de Remo esta quarta-feira, em Hamburgo, na Alemanha, em busca de passagem direta para as quartas de final da competição, que reúne 732 atletas de 57 países. Alemanha, Itália e Estados Unidos têm as maiores equipes, com 49 atletas cada, presentes em todas as 13 provas (sete masculinas e seis femininas).
Uncas rema às 17h20 (12h20 de Brasília) por uma das três vagas diretas na última bateria do Single Skiff, contra remadores de Suíça, Canadá, Cuba e Venezuela. O Dois Sem enfrenta barcos de Áustria, Itália, Alemanha e Dinamarca, às 15h14 (10h14), na briga por uma das quatro vagas. Caso não passem, os dois barcos vão à repescagem, na quinta-feira.
O remador alvinegro está desde a semana passada treinando na Alemanha, após ficar em 11º no Mundial Sub-23, na Itália. Ele repete o roteiro da carioca Beatriz Cardoso em 2013, quando a atleta do Flamengo terminou em 14º no Mundial Sub-23, na Áustria, e foi quinto no Mundial Júnior, na Lituânia – a melhor posição do Brasil na competição, repetindo o resultado de Ricardo Carvalho e Carlos Hime no Dois Sem masculino, em 1979, em Moscou.
A última vez que o remo masculino brasileiro foi a uma Final A no Mundial Júnior também foi na Alemanha, com o sexto lugar no Dois Com masculino, com Cleber Ferraz, Alexandre Buckton e Carlos Sobrinho (timoneiro), em 1987.
Site oficial do Campeonato Mundial Júnior