Uncas se despede em 11º rumo ao Mundial Júnior

Uncas: largada da semifinal A/B no Sub-23 (Foto: Igor Meijer/FISA)

Uncas: largada da semifinal A/B no Sub-23
(Foto: Igor Meijer/FISA)

Acabou o aquecimento. As quatro provas disputadas contra atletas mais velhos no Campeonato Mundial Sub-23, na Itália, deram a Uncas Tales mais do que o 11º lugar entre os 25 inscritos no Single Skiff Peso-Leve. O brasileiro, que completa 18 anos em outubro, leva na bagagem a experiência para competir com atletas da mesma idade no Mundial Júnior e nos Jogos Olímpicos da Juventude, ambos em agosto.

Uncas se despediu este domingo com o quinto lugar na Final B, em 7m17s92, seu melhor tempo em Varese. Ele ultrapassou o grego Spyridon Giannaros (7m19s09) nos últimos 500 metros, terminando a menos de seis segundos do holandês Daan Klomp (7m12s26), quarto lugar. A vitória foi do alemão Jonathan Rommelmann (7m06s83), que superou o croata Luka  Radonic (7m08s66) no fim, com o britânico Samuel Mottram (7m10s27) em terceiro, nono no geral.

O ouro da prova foi para o americano Andrew Campbell Jr, que conquistou o bicampeonato em 6m54s49, a menos de 8s do recorde do francês Jeremie Azou (6m46s93), na Holanda, em 2011. A prata ficou com o turco Enes Kusku (7m00s14), que resistiu ao ataque final do italiano Francesco Pegoraro (7m00s58). O irlandês Paul O’Donovan terminou em quarto (7m02s32), à frente do húngaro Daniel Matyasovszki (7m02s68) e do belga Tim Brys (7m09s71).

Uncas estreou no Mundial Sub-23 em terceiro (7m19s02), classificando-se direto para as quartas, quando repetiu a posição (7m20s77) e avançou à semifinal A/B, na qual o quinto lugar (7m25s92) o levou à Final B. Em todas ele competiu com atletas mais velhos, sendo o único dos 12 semifinalistas A/B a ter idade para disputar o Mundial Júnior, de 6 a 10 de agosto, em Hamburgo.

O mineiro de Belo Horizonte segue a trilha da carioca Beatriz Cardoso no ano passado. A atleta do Flamengo, então com 18 anos, terminou em 14º no Mundial Sub-23, na Áustria, antes de ficar em quinto no Mundial Júnior, na Lituânia, a melhor posição do Brasil na competição, repetindo o resultado de Ricardo Carvalho e Carlos Hime no Dois Sem masculino, em 1979, em Moscou.

Remador do Botafogo, Uncas irá treinar na Alemanha até o início do Mundial. Em 2013, o ouro no Single Skiff Masculino foi conquistado em 6m59s69 pelo polonês Natan Szymczyk (que este ano ficou em segundo no Single Skiff Sub-23 em Varese), à frente do sérvio Andrija Sljukic (7m01s49). O bronze, com tempo de 7m09s54, ficou para Boris Yotov, do Azerbaijão, que ainda tem idade para competir em Hamburgo e já ganhou duas pratas em 2014, na Copa do Mundo na França e no Campeonato Europeu, na Sérvia, ambas no Double Skiff.

A última vez que o remo masculino brasileiro foi a uma Final A no Mundial Júnior também foi na Alemanha, com o sexto lugar de Cleber Ferraz, Alexandre Buckton e Carlos Sobrinho (timoneiro) no Dois Com masculino, em 1987. Este ano, além de Uncas, o país competirá também no Double Skiff, com David Boeira e Alef Fontoura, atletas do União, de Porto Alegre.

Campeão Pan-Americano da categoria no Single Skiff, em abril, no Uruguai, Uncas seguirá da Alemanha para Nanjing, na China, onde remará a prova nos Jogos Olímpicos da Juventude, de 17 a 20 de agosto. A representante no feminino será Sophia Câmara, do Flamengo, bronze no último Campeonato Sul-Americano Júnior, posição que lhe daria a vaga independentemente da classificação garantida por Beatriz com o quinto lugar no Mundial.

Campeonato Mundial Sub-23

Campeonato Mundial Júnior

Jogos Olímpicos da Juventude

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s