Um ano após empatarem em pontos e dividirem o título em 2013, no Rio, Botafogo e Flamengo remam por vitórias para conquistar o Campeonato Brasileiro Júnior de Remo, este sábado, em São Paulo. Os dois se enfrentam em nove das 11 finais a partir das 9h, na Raia da USP, e desta vez quem ganhar mais ouros leva a taça.
O Botafogo tem 11 barcos em dez provas, sendo dois no Single Skiff Feminino Júnior B, com Ruti Barreto e Isabella Ibéas, que venceram as respectivas eliminatórias, na quinta-feira. Campeão Sênior em duas provas fim de semana passado, no mesmo local, Uncas Tales está escalado em quatro finais, mas o clube pode substituí-lo em alguma até o início da competição.
Ganhador de dois ouros em 2013, no Single Skiff e no Double Skiff
, com Augustin Wambersic, Uncas busca o bi nas duas provas, desta vez com Lucar Verthein, de 16 anos, no Double. Os dois integram o Oito Com, e Uncas compõe ainda o Quatro Sem, enquanto Lucas rema o Single Skiff Júnior B. Entre as meninas, Ruti Barreto também está escalada em mais duas provas, no Single Skiff e no Four Skiff, ambos Júnior A.
Com 10 barcos em nove finais, o Flamengo tem duas guarnições no Double Skiff Feminino, e no Masculino não disputa apenas o Double Skiff e o Dois Sem. A única escalada em duas provas é Isabelle Falck, no Double e no Four Skiff. Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, Sophia Câmara disputa o Single Skiff Júnior A, em prova com Ruti Barreto e Bárbara Deuschle, do União, de Porto Alegre.
Vencedor de sua eliminatória, Matheus de Souza, único atleta do Vasco no Campeonato enfrenta Uncas no Single Skiff, que tem também o rubro-negro Igor Cunha e barcos de Paysandu (PA), Álvares Cabral (ES) e Pinheiros (SP). Na única prova sem cariocas, os gaúchos Alef Fontoura e David Boeira, do União, disputam o Dois Sem Masculino – prova na qual foram 20º no Mundial Júnior, em agosto – contra guarnições de Aldo Luz (SC) e Saldanha da Gama (ES).
Ao todo, 22 clubes de 10 estados participam das Finais (quatro femininas e sete masculinas), três delas na categoria Júnior B (uma feminina). Como acontecera no Sênior, duas provas femininas (Dois Sem Jr.B e Double Skiff Jr.A) foram canceladas por não terem três participantes, número só alcançado no Four Skiff Feminino e no Oito Com Masculino graças a guarnições da Federação Pernambucana, na primeira, e da anfitriã Federação Paulista, na segunda, que fecha o programa.
Composição dos barcos nas Finais
Resultados eliminatórias e repescagens