A temporada 2015 já começou para os remadores que sonham disputar competições internacionais pela Seleção Brasileira no próximo ano. Desde o início do mês, a CBR convocou 56 atletas (14 no Feminino e 42 no Masculino) para um período de treinamento até 21 de dezembro. A maioria (32) é de clubes do Rio e treinará na Lagoa Rodrigo de Freitas, enquanto os demais deverão seguir um programa específico em suas cidades, com seus treinadores em contato direto com a Comissão Técnica da CBR.
O objetivo, segundo a entidade, é “ampliar o número de atletas na Seleção”. Entre os convidados para o período de treinamento, apenas 25 constavam da lista de 51 pré-selecionados no início de 2014, com 15 novatos e 16 com passagens em anos anteriores. A lista não inclui nomes tidos como certos na equipe em 2015, como Uncas Tales e Guilherme Gomes, do Botafogo. Outros ainda poderão ser chamados, de acordo com o desempenho na Semana Nacional de Avaliação de Remador (SNAR), em dezembro.
O Flamengo é o clube com mais atletas chamados: 15 (5 no Feminino e 10 no Masculino). Bicampeão estadual e brasileiro, o Botafogo tem 12 (3 e 9); o Vasco 4 (dois em cada) e o Loureiro um (no Masculino). O União, de Porto Alegre, vice-campeão brasileiro Sênior, tem sete atletas na lista, mesmo número dos paulistas do Pinheiros (6) e Paulistano (1), e um a mais que os catarinenses do Martinelli (4) e América (2). Também foram chamados dois remadores do Pará (Remo e Tuna Luso) e do Espírito Santo (Saldanha da Gama).
Confira os convocados nos boletins da CBR: