Vice-campeões, gaúchos se intrometem na rivalidade carioca

Equipe do União ganhou 10 medalhas no Brasileiro (Foto: GNU/Facebook)

Equipe do União ganhou 10 medalhas no Brasileiro
(Foto: GNU/Facebook)

Enquanto Botafogo e Flamengo discutiam estratégia e regulamento, a esquadra do Grêmio Náutico União (GNU) remou por fora e conquistou dez medalhas nas 11 provas que disputou  no Campeonato Brasileiro Sênior, este fim de semana, em São Paulo. Terceiro colocado em 2013, no Rio, o clube gaúcho ganhou cinco ouros, duas pratas e três bronzes na Raia da USP, com uma vitória a mais que o Flamengo, garantindo o título de vice-campeão este ano.

O destaque unionista foi Evaldo Becker de Morais, de 23 anos, integrante da equipe brasileira na Copa do Mundo, no Festival Pan-Americano e no Campeonato Mundial Sênior este ano. Ele ganhou o primeiro ouro do clube ao vencer o Single Skiff Peso-Leve, no sábado, superando o companheiro de seleção Diego Nazário, do Botafogo. No dia seguinte, voltou ao topo do pódio no Double Skiff Peso-Leve, com David Boeira, de 18 anos, que esteve no Mundial Júnior, em agosto.

Evaldo ganhou sozinho este ano mais ouros do que todos os clubes de fora do Rio no Brasileiro de 2013, quando apenas o União venceu uma prova, com Allan Bitencourt e Leandro Tozzo no Dois Sem Masculino Sêniorico-camera3. A dupla, que compôs o Quatro Sem Peso-Leve brasileiro na Copa do Mundo em 2013, conquistou o bicampeonato brasileiro em São Paulo, superando guarnições de Pinheiros (SP) e Martinelli (SC).

Com a vitória de Victor Ruzicki Pereira e Vinícius Delazeri no Dois Sem Sub-23, à frente de Pinheiros e Flamengo, o União terminou o primeiro dia de finais empatado com o rubro-negro, duas medalhas atrás do Botafogo. Os unionistas chegaram a igualar o total de ouros do alvinegro no domingo, com três triunfos em sequência.

Além dos pódios no Masculino, Kissya Cataldo, em seu retorno à competição nacional após as Olimpíadas de Londres em 2012, estreou pelo clube gaúcho com vitória no Single Skiff Feminino Aberto, superando Fabiana Beltrame, campeã Mundial na categoria Peso-Leve em 2011. Nas 11 provas que disputou, o União só não foi ao pódio no Four Skiff Feminino, conquistando prata no Quatro Sem e no Oito Com masculinos, e bronze no Single Skiff Sub-23 e Dois Sem femininos e no Single Skiff Sub-23 masculino.

Mais antigo clube de remo em atividade no país, o Guaíba-Porto Alegre (GPA), cuja história começa em 1888, foi ao pódio na única prova que competiu, com bronze no Dois Sem Sub-23 Masculino, vencido pelo Botafogo, com Flamengo em segundo. Ano passado o clube também ganhara medalha, com a prata de Denis Araújo no Single Skiff Sêniorico-camera3.

Os clubes gaúchos levaram na bagagem 11 medalhas (18% do total disputado), três a mais que as oito (12%) conquistadas no Rio em 2013, quando, além de um ouro, ganharam duas pratas e cinco bronzes. O resultado é fruto do planejamento local, que permitiu aos remadores do União chegarem em São Paulo no fim de semana anterior ao Brasileiro, iniciando a preparação na Raia da USP enquanto  Botafogo e Flamengo ainda disputavam a 5ª Regata do Campeonato Estadual.

Além do desgaste dos atletas na viagem, a competição em São Paulo fez os clubes do Rio diminuírem o número de barcos, com Botafogo e Flamengo dividindo um ônibus para as duas equipes. Mesmo assim, a delegação carioca trouxe 57% das medalhas em disputa (foram 76% em casa no ano anterior), com Steve Hiestand conquistando o primeiro título nacional para o Loureiro, no Single Skiff Aberto, e a guarnição da FRERJ ganhando o ouro no Dois Sem Masculino, com Marcos Oliveira e Renato Azevedo.

A partir de quinta-feira, os clubes voltam à raia paulista para o Campeonato Brasileiro Júnior, que terá eliminatórias na sexta-feira e finais no sábado.

 

Classificação geral por clubes

Resultados de todas as provas

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Nacional e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s