Campeões sofrem na primeira etapa dos estaduais

GPA quebrou jejum de 5 anos na Copa RS (Foto: Remosul/Facebook)

GPA quebrou jejum de 5 anos na Copa RS
(Foto: Remosul/Facebook)

A primeira etapa das competições estaduais de remo deste ano desbancou o campeão de 2014 em cinco dos nove principais campeonatos do país. Do Rio Grande do Sul ao Pará, passando por São Paulo, Rio e Pernambuco, a disputa promete ser acirrada em todas as regatas, com dois ou mais clubes brigando por lugar no pódio.

Os novos ares começaram a soprar em março, com a vitória do Flamengo no Rio, superando o bicampeão Botafogo. O rubro-negro ganhou nove das 14 provas e abriu 53 pontos de vantagem no campeonato. Com três vitórias, o Vasco ficou em segundo na regata, à frente do alvinegro, que venceu duas vezes. Por causa do Mundial Júnior, em agosto, a 117ª edição da competição esportiva mais antiga do país terá só quatro regatas, a próxima apenas em 20 de setembro.

Dividido em três etapas com provas em barcos curtos (nas categorias júnior e sênior, masculino e feminino), o Campeonato Paulista também começou complicado para o bicampeão Paulistano, que não ganhou nenhuma das quatro disputas da 1ª Etapa. Foram três vitórias do Pinheiros e uma do Corinthians, respectivamente vice e terceiro colocado ano passado. A segunda etapa acontece no dia 30 deste mês.

Outros dois vices de 2014 estrearam na frente em Pernambuco e no Pará. No Recife, o Náutico venceu cinco das nove provas, contra quatro do Sport, detentor do título estadual. Em Belém, o Remo ganhou seis das dez provas, contra três da Tuna Luso e apenas uma do atual campeão Paysandu. A segunda das cinco regatas do Pernambucano será no próximo dia 31, e a do Paraense, que terá o mesmo número de etapas, está marcada para 21 de junho.

A temporada começou diferente também em Porto Alegre, onde o GPA quebrou um jejum de quase cinco anos sem vencer uma etapa da Copa RS. O Pioneiro ganhou sete das 15 provas, duas a mais que o GNU, com Vasco (duas) e Centro Português (uma) faturando as restantes. A segunda das cinco etapas terá novamente 15 provas este sábado, na Ilha do Pavão.

Após encerrar a série de 12 conquistas do Vitória e um período de 27 anos sem o título baiano, o São Salvador largou rumo ao bi na primeira das cinco etapas do campeonato 2015. O alviverde ganhou cinco das dez provas, contra quatro do rubro-negro e uma do Santa Cruz. Os clubes voltam à Enseada dos Tainheiros para a segunda regata somente no dia 28 de junho.

Com a queda do Vitória, o capixaba Saldanha da Gama e o catarinense Francisco Martinelli disputam a mais longa hegemonia estadual, ambos em busca do nono título consecutivo. Os dois venceram na estreia, com o Saldanha abrindo 38 pontos de vantagem no Espírito Santo, ao ganhar seis provas (três delas sem rival) contra uma do Caxias, em etapa sem a participação do Álvares Cabral. A segunda das seis regatas será no próximo dia 24.

Em Florianópolis, o Martinelli manteve o domínio na abertura da Copa Catarinense, sábado passado, com vitória em sete das 15 provas. A segunda das três etapas será no dia 4 de julho, também na capital, e a última em 28 de agosto, em Blumenau.

No Distrito Federal, o atual campeão Minas Brasília Tênis Clube também ganhou a primeira das quatro regatas do Campeonato Brasiliense da classe aberta, com vitória em nove das 13 provas, contra quatro da ASBAC. A segunda etapa acontece em 14 de junho.

Confira todas as competições na agenda 2015

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Estadual e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s