Duas regatas definem as últimas vagas para a Rio 2016

Emma Twigg busca vaga na Rio 2016 (Foto: Hamish Burson/FISA)

Emma Twigg busca vaga na Rio 2016
(Foto: Hamish Burson/FISA)

A última chamada de remadores para os Jogos Olímpicos do Rio começa este domingo, em Lucerna, na Suíça. Ao todo, 379 atletas de 47 nações disputam as 32 vagas restantes, em 138 barcos de todas as classes. Das 14 provas, quatro são da Regata Continental Europeia, que inclui Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos: Single Skiff Masculino e Feminino, com três vagas cada; e Double Skiff Peso-Leve, com duas para cada gênero. Outras dez provas integram a Regata de Qualificação Final e são abertas a todos os países, com duas vagas em cada, à exceção do Dois Sem Feminino, que classifica quatro barcos.

Na competição “europeia”, a prova com mais concorrentes é a do Single Skiff Masculino, com 17 inscritos. No Feminino, após um ano afastada a neozelandesa Emma Twigg, de 29 anos, campeã Mundial em 2014, enfrenta 12 adversárias, entre elas Elza Gulbe, da Letônia, e Sanita Puspure, da Irlanda, prata e bronze no Campeonato Europeu no início de maio. A prova inclui ainda a bielorussa Ekaterina Karsten, bicampeã Olímpica em 1996 e 2000, que busca sua sétima participação nos Jogos, aos 44 anos.

Nas provas da Regata Final, o Oito Com Masculino tem Austrália, Espanha, Itália, Polônia e Estados Unidos remando por duas vagas. Entre as mulheres a disputa reúne Austrália, China, Alemanha, Holanda e Romênia. A Argentina tem representantes em quatro provas, incluindo Ariel Suarez e Cristian Rosso no Double Skiff Masculino. O país ainda busca vaga no Dois Sem Feminino e Masculino – que também têm barcos do Chile –, e no Quatro Sem Masculino.

O Brasil conquistou duas vagas para os Jogos na Regata de Qualificação das Américas, em março, no Chile, com vitórias no Double Skiff Peso-Leve Feminino e Masculino – e ainda aguarda resposta ao pedido de convite para Fabiana Beltrame, já que cada país só teve direito a uma vaga em cada gênero. Fabiana terminou em segundo no Single Skiff Feminino, na zona de classificação, mas a CBR optou pelo Double, por ter obtido melhor resultado.

Toda a equipe brasileira do Pré-Olímpico – Steve Hiestand, no Single Skiff Masculino; Vanessa Cozzi e Fernanda Nunes, no Double Skiff Feminino; Xavier Maggi e William Giaretton, no Double Skiff Masculino; além de Fabiana – está em Lucerna, mas para a disputa da 2ª Etapa da Copa do Mundo, no fim de semana seguinte. Apesar de ter remado na categoria aberta no Chile, Fabiana volta a competir no Single Skiff Peso-Leve, em busca de um resultado expressivo que reforce seu pedido de convite para os Jogos, já que a prova não integra o programa Olímpico.

Site oficial das Regatas de Qualificação Europeia e Final

Leia também:
CBR garante Doubles e pede convite para Fabiana na Rio 2016 Ouro com ‘espanhol’ salva Brasil no Sul-Americano de remo Fabiana ganha mais um ouro na Copa do Mundo

 

© Remo em Voga ®

 

Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Olímpico e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s