Ouros, prata e bronze não definem quem rema na Rio 2016

Double Skiff PL Feminino: ouro e vaga (Reprodução You Tube)

Double Skiff PL Feminino: ouro e direito à vaga
(Reprodução You Tube)

Dois ouros, uma prata, um bronze e a indefinição sobre quem irá representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio. Assim terminou a participação brasileira na Regata de Qualificação das Américas, esta quinta-feira em Valparaíso, no Chile. Como cada país pode inscrever apenas um classificado em cada gênero, a CBR terá duas semanas, após ser oficialmente notificada, para indicar os barcos que estarão na Lagoa Rodrigo de Freitas, em agosto.

A vitória nas finais no Double Skiff Peso-Leve Masculino e Feminino, que classificaram apenas os três primeiros em cada, deixa as duas guarnições em teórica vantagem sobre os barcos individuais, nos quais Fabiana Beltrame ficou em segundo e Steve Hiestand em terceiro, no Single Skiff Feminino e Masculino, respectivamente.  Segundo anunciado anteriormente pelo coordenador técnico da seleção, Marcello Varriale, “o barco com melhor rendimento na competição, considerando-se condições de vento iguais, terá preferência”.

Apesar de assegurar na água a vaga garantida ao país sede no Single Skiff, caso nenhum outro barco masculino do país se classificasse, Steve Hiestand pode ter ficado mais longe dos Jogos com o bronze na final. Ele terminou a prova em 7m04s578, a mais de seis segundos do mexicano Juan Cabrera (6m58s991) e atrás do argentino Brian Rosso (7m01s783).

Seu desempenho será comparado ao de William Giaretton e Xavier Vela, que venceram o Double Skiff Peso-Leve Masculino com o tempo de 6m25s965, à frente dos barcos de México (6m27s466) e Cuba (6m27s595), também classificados – a situação dos mexicanos é semelhante à dos brasileiros, mas os cubanos estão garantidos, já que a vaga do país no Single Skiff foi conquistada no Campeonato Mundial, ano passado.

O segundo ouro do Brasil, no Double Skiff Peso-Leve Feminino, deve dar mais desconforto do que tranquilidade à CBR para escolher qual barco inscrever na Rio 2016. Vanessa Cozzi e Fernanda Nunes venceram em 7m08s950, mais de 2 segundos à frente de cubanas (7m11s249) e chilenas (7m12s263), conquistando também, assim como no Masculino, o título do Campeonato Sul-Americano, cujas demais provas começam sexta-feira, no mesmo local.

Apesar da prata na final do Single Skiff Feminino – com o tempo de 7m44s573, superada novamente por Michele Parson (7m42s008), de Bermudas – Fabiana Beltrame tem a seu favor o histórico de conquistas internacionais, que inclui o único título mundial do remo brasileiro (em 2011), três medalhas de ouro em Copa do Mundo e duas pratas nos Jogos Pan-Americanos. Todas, porém, foram no Single Skiff Peso-Leve, que não integra o programa Olímpico, o que a obrigou a ganhar quatro quilos para disputar a vaga na categoria aberta, contra remadoras maiores e mais pesadas.

“Fiz uma boa final, superei adversárias que tinham um tempo melhor que o meu, então saio satisfeita com o resultado”, escreveu Fabiana em sua página no Facebook. “As meninas do 2x fizeram uma belíssima prova e venceram com um ótimo tempo. Infelizmente, a regra diz que apenas um barco do país classifica. A confederação tem duas semanas pra decidir quem vai, mas acredito que elas sejam escolhidas por mérito e pelo ótimo trabalho do Julio e Alexandre, que fizeram um barco competitivo em tão pouco tempo”, completou.

Fabiana foi a primeira remadora brasileira a competir nos Jogos Olímpicos, em Atenas-2004, quando ficou em 2º na Final C (14º no geral),no Single Skiff Feminino. Ela voltou a disputar a prova em Pequim-2008, ganhando a Final D (19º), e passou para o Double Skiff Peso-Leve em Londres-2012, com vitória na Final C (13º), sua melhor posição geral. Se disputar a Rio 2016, ela se igualará ao também catarinense Anderson Nocetti, único remador brasileiro a competir em quatro Olimpíadas (2000, 2004, 2008 e 2012).

O Brasil ainda pode buscar a classificação em 10 barcos na Regata Final de Qualificação, em maio, na Suíça, quando serão disputadas duas vagas em seis provas masculinas (Dois Sem, Double Skiff, Quatro Sem, Four Skiff, Oito Com e Quatro Sem Peso-Leve) e três femininas (Double Skiff, Four Skiff e Oito Com), e quatro vagas no Dois Sem Feminino. Ao todo, os Jogos do Rio vão reunir 550 remadores, sendo 331 homens e 219 mulheres, distribuídos em 94 barcos femininos e 121 masculinos, com pelo menos dois brasileiros já garantidos.

Resultados
Site oficial
Participações do remo brasileiro em Jogos Olímpicos

Leia também
Fabiana e Steve conquistam vaga nos Jogos Olímpicos
Dois barcos do Brasil avançam direto no Pré-Olímpico Brasileiros estreiam no Pré-Olímpico sem vaga para todos 
Brasil completa a equipe para o Sul-Americano no Chile Brasil define barcos para remar por vagas na Rio 2016
Europeus dominam Mundiais a caminho da Rio 2016

Resultados da 1ª Qualificação Interna da CBR (pdf)
Boletim FISA sobre o Sistema de Qualificação para os Jogos Olímpicos (em inglês)

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional, Remo Olímpico e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Ouros, prata e bronze não definem quem rema na Rio 2016

  1. Ttt 13 disse:

    Qualquer esporte sem torcedor enfraquece a arte de disputar, torna-se um clube do bolinha. Dai a fraca atuação dos atletas brasileiros, os quais congelaram no frio das Cordilheiras dos Andes. Faltou o calor humano. Sugestão: todo campeonato da Arte de Remar deve ter uma comissão responsável para receber os torcedores que fortalecem o espirito/energia de competir. Obrigado. Abraços do Diamante Ttt 13.

    • remoemvoga disse:

      Caro Theodomiro,
      Obrigado por sua participação, mas não concordamos que a atuação dos atletas brasileiros tenha sido fraca, pelo contrário, foi uma das melhores dos últimos pré-olímpicos. Mas sem dúvida o calor da torcida brasileira faz falta. Esperamos que ela compareça aos Jogos no Rio.
      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s