Fabiana e Steve conquistam vaga nos Jogos Olímpicos

Fabiana: rumo à 4ª Olimpíada (Foto: reprodução Facebook)

Fabiana Beltrame: rumo à quarta Olimpíada
(Foto: reprodução Facebook)

O Brasil conquistou na água as duas vagas a que teria direito por ser o país sede dos próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Steve Hiestand e Fabiana Beltrame avançaram esta quarta-feira às finais do Single Skiff Masculino e Feminino, respectivamente, na Regata de Qualificação das Américas, no Chile, que classifica os seis primeiros para a Rio 2016.

A presença de ambos na Lagoa Rodrigo de Freitas, em agosto, ainda depende do desempenho de cada um nas finais e em comparação aos outros barcos brasileiros na competição, os Double Skiff Peso-Leve Masculino e Feminino, que remam por medalha e uma das três vagas em cada prova, também na quinta-feira.

Segundo o coordenador técnico da seleção, Marcello Varriale, caso todos conquistem a vaga, “o barco com melhor rendimento na competição, considerando-se condições de vento iguais, terá preferência. Em caso de condições climáticas variáveis, o barco com melhor classificação será o prioritário”, já que cada país pode qualificar apenas uma guarnição por gênero no Pré-Olímpico continental.

Steve classificou-se com vitória na segunda semifinal A/B do Single Skiff Masculino, em 7m04s296, o melhor tempo da prova até agora na competição. Ele chegou mais de quatro segundos antes do argentino Brian Rosso (7m08s989), com o uruguaio Jhonatan Montes conquistando a terceira vaga (7m09s989), à frente dos barcos de Equador (7m15s791), El Salvador (7m21s884) e Venezuela (7m23s928). O mexicano Juan Cabrera venceu a outra semifinal em 7m06s912, superando o peruano Renzo Garcia (7m10s424) e o chileno Oscar Ochoa (7m15s787), também classificados para a final.

Fabiana ficou em segundo na primeira semifinal A/B do Single Skiff Feminino, com o tempo de 7m52s820, mais de seis segundos atrás de Michele Parson, de Bermudas, que venceu em 7m46s073. A cubana Yariulvis Garcia garantiu a terceira vaga em 7m57s385, à frente da paraguaia Gabriela Mosquera (8m03s123), da peruana Camilla Granados (8m03s132) e da salvadorenha Adriana Leiva (8m27s805). A segunda semifinal foi vencida pela mexicana Kenia Alenis (7m46s094), com Antonia Schuessler (7m49s869), do Chile, e Felice Chow (7m49s966), de Trinidad, conquistando as outras duas vagas.

A Regata de Qualificação termina esta quinta-feira. Além das finais de Steve (às 11h10) e Fabiana (às 11h25), os brasileiros disputam medalha e o título Sul-Americano também no Double Skiff Peso-Leve. No Masculino, William e Xavier enfrentam cubanos, mexicanos, chilenos, argentinos e uruguaios, às 11h40. Logo depois, Vanessa e Fernanda remam a última prova do Pré-Olímpico, às 11h55, contra cubanas, salvadorenhas, chilenas, argentinas e mexicanas. Ambos precisam ficar entre os três primeiros para conquistar a vaga olímpica e dar à CBR a opção de qual barco inscrever nos Jogos do Rio.

Os brasileiros vão encarar chilenos e mexicanos em todas as finais, tendo argentinos em três delas – Lucia Palermo ficou em quarto na semifinal do Single Skiff Feminino. Os cubanos também estão em três finais, pois já garantiram a vaga no Single Skiff Masculino com o 6º lugar de Angel Fournier no Mundial do ano passado, na França. O Uruguai disputa as duas finais masculinas, enquanto Peru, El Salvador, Bermudas e Trinidad estão em uma final cada.

Resultados
Site oficial

Leia também
Dois barcos do Brasil avançam direto no Pré-Olímpico Brasileiros estreiam no Pré-Olímpico sem vaga para todos 
Brasil completa a equipe para o Sul-Americano no Chile 
Europeus dominam Mundiais a caminho da Rio 2016 Sem medalha, para-remo garante três vagas na Rio 2016 

Resultados da 1ª Qualificação Interna da CBR (pdf)
Boletim FISA sobre o Sistema de Qualificação para os Jogos Olímpicos (em inglês)

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional, Remo Olímpico e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Fabiana e Steve conquistam vaga nos Jogos Olímpicos

  1. Marcus disse:

    Olimpíadas chegando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s