Brasileiros estreiam no Pré-Olímpico sem vaga para todos

Fabiana Beltrame: disputa entre pesadas (Foto: Vicente Leal/Remo em Voga)

Fabiana Beltrame: disputa entre pesadas
(Foto: Vicente Leal/Remo em Voga)

O remo brasileiro dá a largada rumo aos Jogos Olímpicos esta terça-feira, no Chile. Com seis remadores  nas quatro provas da Regata de Qualificação das Américas, o país começa a definir quem serão seus representantes na Lagoa Rodrigo de Freitas, em agosto. Mas mesmo que todos conquistem a vaga no Lago Curauma, em Valparaíso, apenas dois barcos, um masculino e um feminino, poderão ser inscritos na Rio 2016.

Campeã Mundial Peso-Leve em 2011, Fabiana Beltrame ganhou quatro quilos para a disputa do Single Skiff Feminino na categoria aberta, prova com maior número de concorrentes no Pré-Olímpico. Ao todo, 20 remadoras disputam as seis vagas, incluindo a argentina Lucia Palermo, 21º lugar nos Jogos de Londres, em 2012; a cubana Yariulvis Cobas, 4º no Pan de Toronto; e a chilena Antonia Abraham Schuessler, prata no Mundial Júnior ano passado, no Dois Sem, único barco sul-americano a chegar às finais da competição.

Irmã gêmea e parceira de Antonia no Dois Sem, Melita Abraham Schuessler vai remar com Josefa Betancour por uma das três vagas no Double Skiff Peso-Leve Feminino. Além das chilenas, a disputa tem as brasileiras Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi, que conquistaram a vaga na Qualificação Interna em fevereiro, e guarnições de Argentina, Cuba, El Salvador, México, Nicarágua, Uruguai e Venezuela, na prova com menos barcos no Pré-Olímpico.

Também na briga por três vagas, William Giaretton e Xavier Vela têm 11 adversários no Double Skiff Peso-Leve Masculino, incluindo os mexicanos Alan Armenta e Alexis Lopes, ouro nos Jogos Pan-Americanos ano passado, e os cubanos Raul Hidalgo e Liosbel Lazaga, bronze na mesma prova, cuja prata ficou com os Estados Unidos – que, assim como o Canadá, não disputam o Pré-Olímpico.

Candidato à posição assegurada ao país sede no Single Skiff, caso nenhum barco masculino brasileiro se classifique, Steve Hiestand enfrenta 17 rivais na prova em Curauma, que classifica os seis primeiros. Sem o cubano Angel Fournier, único latino-americano a conquistar a vaga olímpica no último Campeonato Mundial, seus principais adversários devem ser o argentino Brian Rosso, bronze no Pan, atrás de Fournier e do canadense Rob Gibson, e o mexicano Juan Cabrera, 5º lugar em Toronto e vencedor na Final C do Mundial, em que Steve fechou a raia.

Ao todo, 78 remadores de 24 países participam da Regata de Qualificação, cujas finais valem o título do Campeonato Sul-Americano, que terá as demais provas entre sexta-feira e domingo, no mesmo local. Além do Brasil, Argentina, Chile, México, Uruguai e Venezuela também têm barco nas quatro provas. Caso todos os brasileiros se classifiquem, a CBR definirá quais barcos representarão o país.

Segundo o coordenador técnico da seleção, Marcello Varriale, “o barco com melhor rendimento na competição, considerando-se condições de vento iguais, terá preferência. Em caso de condições climáticas variáveis, o barco com melhor classificação será o prioritário”.

Após o Pré-Olímpico, a última chance de classificação para os Jogos Olímpicos será na Regata Final de Qualificação, em maio, na Suíça, quando serão disputadas duas vagas em seis provas masculinas (Dois Sem, Double Skiff, Quatro Sem, Four Skiff, Oito Com e Quatro Sem Peso-Leve) e três femininas (Double Skiff, Four Skiff e Oito Com), e quatro vagas no Dois Sem Feminino. Ao todo, os Jogos do Rio vão reunir 550 remadores, sendo 331 homens e 219 mulheres, distribuídos em 94 barcos femininos e 121 masculinos, com pelo menos dois deles brasileiros.

Leia também
Brasil completa a equipe para o Sul-Americano no Chile Brasil define barcos para remar por vagas na Rio 2016
Europeus dominam Mundiais a caminho da Rio 2016 Fabiana deixa Peso-Leve após Mundial sem pódio do Brasil Sem medalha, para-remo garante três vagas na Rio 2016 


Boletim FISA sobre o Sistema de Qualificação para os Jogos Olímpicos (em inglês)
Programa Provisório da Regata de Qualificação (atualizado 10/03/2016)
Site Oficial

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional, Remo Olímpico e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s