Os dois barcos de juniores do Brasil são os únicos que ainda podem chegar a uma Final A nos três Mundiais que acontecem simultaneamente em Rotterdam, na Holanda. Com o quarto lugar na semifinal A/B, esta quinta-feira, William Giaretton e Xavier Vela vão remar pelo sétimo lugar na Final B do Dois Sem Peso-Leve no Mundial Sênior de provas não Olímpicas. No Mundial Sub-23, Uncas Tales se despediu em oitavo lugar, com uma arrancada na segunda metade da Final B do Single Skiff Peso-Leve, no qual ficara em 11º em 2014.
Com vitória na repescagem, também nesta quinta-feira, Daniel Afonso e Bernardo Boggian se classificaram para as quartas de final do Double Skiff no Mundial Júnior, que tem Lucas Verthein na mesma fase no Single Skiff. Os três integraram o Four Skiff Masculino do Brasil que ficou em nono no Mundial da categoria ano passado, no Rio de Janeiro, com Anderson Vecchia completando a guarnição.
Nesta sexta-feira, Daniel e Bernardo enfrentam barcos de Dinamarca, Grécia, Holanda, Canadá e Belarus, às 11h (6h no horário de Brasília). Logo em seguida, às 11h05 (6h05), Lucas Verthein rema contra representantes de Modávia, Polônia, Eslovênia, Estados Unidos e Luxemburgo. Em ambas as provas, os três primeiros avançam às semifinais A/B.
Após se classificarem direto com o segundo lugar na estreia no Mundial Sênior, William e Xavier chegaram a cruzar a metade da semifinal A/B desta quinta-feira na terceira posição, mas foram superados pelos americanos Andrew Weiland e Peter Gibson, que fizeram o melhor tempo nos últimos 500 metros e garantiram a última vaga na Final A, atrás de franceses e irlandeses.
Já Uncas fez uma corrida de recuperação na Final B do Single Skiff Peso-Leve no Mundial Sub-23. Depois de passar os primeiros 500 metros em quinto lugar e chegar à metade da prova em quarto, o brasileiro foi o mais rápido nas duas últimas parciais, ultrapassando o tcheco Jiri Simanek e o tunisiano Mohamed Taieb, para terminar em segundo, a apenas 79 centésimos do esloveno Ales Jalen – a melhor posição do Brasil na prova desde o bronze de Ailson Eráclito, em 2010.
Sites oficiais
Campeonato Mundial Júnior
Campeonato Mundial Sub-23
Campeonato Mundial Sênior
Memória
Participações do Brasil no Mundial Júnior
Participações do Brasil no Mundial Sub-23
Participações do Brasil no Mundial Sênior
Galeria
Fotos do Mundial Júnior 2015, no Rio de Janeiro
Leia também:
Fabiana deixa Peso-Leve após Mundial sem pódio do Brasil 04/09/2015
Alemanha é campeã (de novo) no Mundial Júnior 08/08/2015
Brasil tem melhor resultado no Dois Sem no Mundial Sub-23 26/07/2015
Pingback: BOTAFOGO CONQUISTA 2ª REGATA DO ESTADUAL 2016 E AMPLIA A VANTAGEM – BOTAFOGO REGATAS
Pingback: DANIEL AFONSO E BERNARDO TIMM MUNDIAL DE ROTTERDAM 2016