Lucas ganha bronze histórico no Mundial Júnior

Lucas Verthein: medalha inédita no Mundial (Foto: Detlev Seyb/MyRowingPhoto)

Lucas Verthein: medalha inédita no Mundial Jr.
(Foto: Detlev Seyb/MyRowingPhoto)

O carioca Lucas Verthein Ferreira, de 18 anos, entrou para a história do remo brasileiro este domingo, ao ganhar a primeira medalha do país em um Campeonato Mundial Júnior da modalidade. Remador do Botafogo, Lucas conquistou o bronze no Single Skiff Masculino em Rotterdam, na Holanda, vencido pelo lituano Armandas Kelmelis, com o alemão Anton Finger ganhando a prata. Foi o primeiro pódio brasileiro em 43 anos de participação na competição, na qual o melhor resultado masculino fora o quinto lugar de Ricardo Carvalho e Carlos Hime no Dois Sem, em 1979, em Moscou.

“Eu queria o ouro, mas esta é a primeira medalha de Junior para o Brasil. Representei meu país da primeira à última remada”, afirmou Lucas após a prova, já pensando em “treinar duro” para competir no Mundial Sub-23 em 2017. Dono do melhor tempo nas quartas de final e semifinais nos dois dias anteriores, Lucas largou em terceiro lugar e chegou a cruzar a metade da prova em segundo, num duelo sensacional com o alemão Anton Finger.

O lituano Armandas Kelmelis, que disputara o Single Skiff Masculino nos Jogos Olímpicos do Rio há duas semanas, ficando em 19º no geral,  liderou a final de ponta a ponta e venceu em 7m09s72, quase quatro segundos à frente do barco alemão (7m13s25), com Lucas logo atrás (7m15s90), sem ser ameaçado pelo belorusso Aliaksandr Pashkevich (7m19s54). O suíço Jan Schaeuble (7m22s76) e o dinamarquês Emil Lenzing (7m33s24) completaram a raia.

O resultado de Lucas é o melhor em 45 participações de diferentes barcos do Brasil em 23 edições do Mundial Júnior desde 1973. A última vez em que o país chegara à disputa por medalhas no masculino fora em 1987, com o sexto lugar de Cleber Ferraz, Carlos Buckton e Carlos Leite de timoneiro no Dois Com, em Colônia, na Alemanha. Em 2013, Beatriz Cardoso conseguiu a melhor posição no feminino, com o quinto lugar em Trakai.

A Itália liderou o quadro de medalhas do Mundial Júnior (3 ouros, 1 prata e 3 bronzes), quebrando a sequência de três títulos consecutivos da Alemanha, país que mais foi ao pódio em Rotterdam (2 ouros, 7 pratas e 1 bronze).  A República Tcheca também ganhou dois ouros, um a mais que Estados Unidos, Grécia, China, Lituânia, Nova Zelândia e Romênia.

A prova de Lucas foi a segunda com maior número de participantes (29), um a menos que o Double Skiff Masculino, no qual os brasileiros Daniel Afonso e Bernardo Boggian – companheiros de Lucas no Botafogo e no Four Skiff Masculino que ficou em nono lugar no Mundial do ano passado no Rio de Janeiro  –  se despediram em 24º lugar, com a sexta posição na Final D, no sábado.

Quadro de medalhas Mundial Júnior 2016
Posição final por prova
Posição final por país

Sites oficiais
Campeonato Mundial Júnior
Campeonato Mundial Sub-23
Campeonato Mundial Sênior

Memória
Participações do Brasil no Mundial Júnior
Participações do Brasil no Mundial Sub-23
Participações do Brasil no Mundial Sênior

Galeria
Fotos do Mundial Júnior 2015, no Rio de Janeiro

Leia também:
Lucas vence com melhor tempo no Single Skiff Júnior
Uncas fica em 8º e juniores vão às quartas na Holanda Brasil disputa vaga na Final A do Dois Sem Peso-Leve 

© Remo em Voga ®

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Lucas ganha bronze histórico no Mundial Júnior

  1. Pingback: LUCAS VERTHEIN GANHA BRONZE HISTÓRICO NO MUNDIAL JUNIOR DE REMO HOLANDA 2016 – Estrella Dalva 1894

  2. Pingback: BOTAFOGO CONQUISTA 2ª REGATA DO ESTADUAL 2016 E AMPLIA A VANTAGEM – BOTAFOGO REGATAS

  3. Pingback: LUCAS VERTHEIN GANHA BRONZE HISTÓRICO NO MUNDIAL JUNIOR DE REMO HOLANDA 2016

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.