A Copa do Mundo de Remo começou esta sexta-feira em Varese, na Itália, sem brasileiros entre os 504 atletas de 47 países inscritos na 1ª Etapa. A competição tem 209 barcos em 17 provas, incluindo cinco argentinos, quatro chilenos, dois cubanos, dois portugueses e um angolano. As finais serão disputadas domingo e terão transmissão ao vivo do canal SporTV, a partir das 5h, com comentários dos irmãos Ronaldo e Ricardo Carvalho.
A prova com mais concorrentes é o Single Skiff Masculino, com 24 barcos, incluindo o cubano Angel Fournier, classificado para os Jogos Olímpicos com o sexto lugar no Campeonato Mundial ano passado. Seus conterrâneos Eduardo Rubio e Adrian Ibanez , também garantidos na Rio 2016, têm 11 adversários no Double Skiff Masculino, entre eles os argentinos Ariel Soares e Cristian Rosso, 4º lugar na Olimpíada de Londres, em 2012.
A Argentina está presente em mais três barcos masculinos – Single Skiff (com Brian Rosso), Dois Sem e Quatro Sem – e no Dois Sem Feminino. O Chile também disputa o Dois Sem Masculino e mais três provas: o Double Skiff Feminino e os Double Skiff Peso-Leve Feminino e Masculino – em ambos com as guarnições derrotadas pelo Brasil na Regata de Qualificação Olímpica das Américas, em março.
No Double Skiff Peso-Leve Masculino estão também André Matias e Jean-Luc Rasamoelina, de Angola, e Pedro Fraga e Nuno Mendes, de Portugal – que tem Jorge Carvalho e Nuno Coelho inscritos no Dois Sem Peso-Leve. A anfitriã Itália é o país com mais barcos: 20 em 13 provas, incluindo o Quatro Sem campeão Mundial ano passado, e duas guarnições no Oito Com Masculino. No Oito Com Feminino, a disputa reúne canadenses e russas, já classificadas para a Rio 2016, contra alemãs e holandesas, que ainda buscarão a vaga na Regata Final de Qualificação, em maio, na Suíça.
A Copa do Mundo de Remo é uma competição anual disputada desde 1997, com os barcos nacionais acumulando de um a oito pontos (do sétimo ao primeiro lugar) em cada prova das três etapas. As próximas etapas deste ano serão em Lucerna, na Suíça, de 27 a 29 de maio, e em Poznan, na Polônia, de 16 a 19 de junho.
Veja todas as participações do Brasil em Copas do Mundo
Leia também:
Nova Zelândia é bicampeã da Copa do Mundo 13/07/2015
Fabiana ganha prata a caminho dos Jogos Pan-Americanos 21/06/2015
Fabiana ganha mais um ouro na Copa do Mundo 10/05/2015
© Remo em Voga ®