Copa mostra a força dos rivais no remo Paralímpico

Josiane e Michel, 4º no Double TAMisto (Foto: Balint Czucz/FISA)

Josiane e Michel, 4º no Double TAMisto
(Foto: Balint Czucz/FISA)

As finais de para-remo na 3ª Etapa da Copa do Mundo foram uma prévia do que poderá ser visto na Lagoa Rodrigo de Freitas, em setembro. Em disputas com a maioria dos atletas classificados aos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, os brasileiros mantiveram ou melhoraram suas posições em relação ao Mundial do ano passado, quando as vagas foram conquistadas. Se não voltaram ao pódio da Copa do Mundo em Poznan, na Polônia, chegaram mais perto no Single Skiff AS Masculino (braços e ombros) e no Double Skiff TA Misto (tronco e braços).

Quarto lugar no Mundial, Cláudia Santos repetiu a posição este sábado na Copa do Mundo e viu algumas de suas principais rivais no Single Skiff AS Feminino trocarem de lugar no pódio. Campeã em Aiguebelette, a israelense Moran Samuel desta vez foi superada pela britânica Rachel Morris (em primeiro), e a norueguesa Birgit Skarstein, que haviam sido prata e bronze na França. Cláudia voltou a ficar à frente da bielorussa Liudmila Vauchok, que repetiu o quinto lugar, com a sul-africana Sandra Khumalo tomando a sexta posição da italiana Eleonora de Paolis – vencedora da Final B em Poznan.

Sem a presença dos britânicos, prata no Mundial, e com os ucranianos classificados para os Jogos divididos em dois barcos, Josiane Lima e Michel Pessanha avançaram duas posições em relação ao ano passado, passando do sexto para o quarto lugar no Double Skiff TA Misto. Prata nos Jogos de Londres em 2012, Perle Bouge e Stephane, da França, superaram Gavin Bellis e Kathrym Ross, da Austrália, ouro no último Mundial, quando a dupla francesa ficou com o bronze. Quinto em Aiguebelette, os holandeses chegaram novamente à frente dos  brasileiros, com o terceiro lugar este sábado.

Classificado para a Rio 2016 com a vitória na Final B do Single Skiff AS Masculino no Mundial – os oito primeiros garantiram vaga – Renê Pereira repetiu o quinto lugar conquistado em sua estreia em Copa do Mundo, também no ano passado. A vitória este sábado foi do ucraniano Igor Bondar (bronze em Aiguebelette), seguido do compatriota Roman Polianskyi. Eles derrotaram o atual campeão mundial e vice paralímpico, Erik Horrie, da Austrália, que ficou com o bronze, e o britânico Tom Aggar, vice no Mundial e quarto na Paralimpíada. Renê voltou a superar o italiano Fabrizio Caselli, oitavo no Mundial, e ficou à frente também do holandês Alexander Van Holk (nono em Poznan), ambos classificados para os Jogos.

Única prova de para-remo sem brasileiros na Copa do Mundo – e na Rio 2016 –, o Quatro Com LTA Misto (perna, tronco e braços) foi vencido pelo Canadá, com África do Sul em segundo e Ucrânia em terceiro. Ouro em três das quatro provas nos Jogos de Londres, os chineses dominaram a Regata de Qualificação Paralímpica, em abril, classificando barcos em todas as provas. Ausentes da Copa do Mundo, só mostrarão sua força na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Participante desde que o para-remo passou a integrar o programa dos Jogos Paralímpicos, em 2008, o Brasil chegou ao pódio logo na primeira edição, em Pequim, com o bronze de Josiane Lima e Elton Santana, no Double Skiff TA Misto. Em Londres, foram duas Finais A – quarto lugar de Cláudia Santos e sexto de Luciano Luna no Single Skiff Feminino e Masculino, respetivamente – e duas Finais B – segundo (8º no geral) no Double Skiff TA Misto, com Josiane e Issac Ribeiro, e terceiro (9º) no Quatro Com LTA Misto, único barco que não se classificou para os Jogos do Rio.

Resultados de sábado
Lista de partida de domingo
Site oficial

Memória:
Participação do para-remo brasileiro em Copa do Mundo
Participação do para-remo brasileiro em Jogos Paralímpicos

Leia também:
Sem medalha, para-remo garante três vagas na Rio 2016 Para-remo brasileiro ganha prata e bronze na Copa do Mundo 

 

© Remo em Voga ®

Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Paralímpico e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s