Campeões Olímpicos estreiam este sábado na Lagoa

Mahe Drysdale, atual campeão Olímpico no Single Skiff (Foto: Vicente Leal/Remo em Voga)

Mahe Drysdale, atual campeão no Single Skiff
(Foto: Vicente Leal/Remo em Voga)

Mahe Drysdale será o primeiro campeão Olímpico de remo a competir na Lagoa Rodrigo de Freitas, este sábado. O neozelandês começa a defender o título às 8h40, na segunda bateria do Single Skiff Masculino. A raia será aberta às 8h30, com um duelo latino-americano entre o cubano Angel Fournier, que conquistou a vaga com o sexto lugar no Mundial do ano passado, e o mexicano Juan Carlos Cabrera, vencedor na regata de classificação das América, em março.

A tcheca Mirka Knapkova também está no Rio para defender o título no Single Skiff Feminino. Ela estreia na quinta bateria, às 10h10, e terá como grandes rivais a australiana Kim Brenna (ex-Crow), que abre as provas da classe às 9h30, e a neozelandesa Emma Twigg, que fecha a série às 10h20 – na mesma bateria que a paraguaia Gabriela Mosquera, ex-atleta do Botafogo.

Invictos há sete anos, os também neozelandeses Hamish Bond e Eric Murray entram na raia às 10h50 na última bateria do Dois Sem Masculino, cuja série será aberta às 10h30, com participação de Pau Vela Maggi, irmão de Xavier, integrante do Double Skiff Peso-Leve do Brasil, que estreia no domingo.

A Nova Zelândia também defende o título no Double Skiff Masculino, a partir da 11h30, mas com Robert Manson e Christopher Harris no lugar da dupla campeã em Londres. Eles terão de superar os irmãos croatas Martin e Valente Sinkovic, que não perdem desde 2014, ano em que estabeleceram o melhor tempo no Campeonato Mundial (5m59s72), tornando-se a primeira dupla a remar abaixo de seis minutos .

A Grã-Bretanha também mudou a guarnição para tentar repetir o ouro de Londres no Double Skiff Feminino, agora com Victoria Thornley e Katherine Grainger, que abrem as baterias às 11h. Suas principais rivais devem ser a neozelandesas Zoe Stevenson e Eve MacFarlane, campeãs Mundiais em 2014 e 2015, que encerram a série às 11h20.

Outros dois países campeões em Londres estreiam este sábado na Lagoa. A Alemanha repete a formação de Londres no Four Skiff Masculino, vencedora no último Mundial, enquanto a Ucrânia manteve apenas Anastasiia Kozhenkova da guarnição que ganhou o Four Skiff Feminino há quatro anos.

Após conquistar seu primeiro ouro Olímpico no remo no Quatro Sem Peso-Leve Masculino em Londres, a África do Sul não conseguiu se classificar para defender o título no Rio, onde Nova Zelândia e Suíça despontam como  favoritas na prova, cujas baterias começam ao meio-dia.

Ao todo, 548 remadores (332 homens e 216 mulheres) disputam as 14 provas do remo nos Jogos do Rio (oito masculinas e seis femininas), representando 69 países. Atual bicampeã Olímpica, a Grã-Bretanha tem a maior flotilha, com 12 barcos, um a mais que Nova Zelândia e Estados Unidos. Maiores medalhistas em Jogos Olímpicos, os alemães competem em 10 classes.

Beneficiados pela desclassificação de atletas da Rússia punidos no escândalo de doping do país, os australianos ganharam sua nona vaga, no Oito Com Feminino. Já os Italianos aumentaram a participação em dois barcos (Double Skiff Peso-Leve Feminino e Oito Com Masculino), e estão em oito provas. A última das quatro vagas que os russos perderam ficou com a Grécia, no Quatro Sem Peso-Leve Masculino.

Lista de partida de sábado

Leia também:
Latino-americanos remam contra jejum de pódio nos Jogos Total de medalhas por país no remo em Jogos Olímpicos Alemães dominam histórico de medalhas no remo Olímpico 

Memória
Total de medalhas por país no remo em Jogos Olímpicos

Todas as participações do remo brasileiro em Olimpíadas

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Olímpico e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s