E as meninas fizeram a diferença. Após dois dias de polêmica e protesto pelo cancelamento de três provas femininas, uma vitória no Dois Sem Sub-23 da categoria deu ao Botafogo vantagem no primeiro dia de finais do Campeonato Brasileiro Sênior de Remo, em São Paulo. O alvinegro conquistou quatro ouros, duas pratas e um bronze, com dois triunfos a mais que Flamengo e União. Os rubro-negros também ganharam sete medalhas (dois ouros, três pratas e dois bronzes), enquanto os gaúchos levaram um bronze.
O Flamengo começou vencendo, com Beatriz Cardoso no Single Skiff Sub-23, tendo Gabriela Salles, do Botafogo, em segundo, e Vitória Blanes, do Pinheiros, em terceiro. O Botafogo reagiu no Double Skiff Aberto, com ouro de Anderson Nocetti e Ailson Eráclito, e bronze de Armando Max e Lucas Vertheim, com a prata indo para Gabriel Moraes e Arthur Gola, do Pinheiros, que este mês representaram o Brasil no Mundial Universitário de Remo, na França.
Campeã Mundial da prova em 2011, Fabiana Beltrame ganhou o Single Skiff Peso-Leve quase dez segundos à frente de Ana Luiza Pallassão, do Pinheiros, com Gabriela Benitez, do Guanabara, em terceiro. A vitória da FRERJ no Dois Sem Masculino, com Marcos Oliveira e Renato Azevedo, que estiverem na Copa do Mundo na França, em junho, superando Gustavo Santos e Anderson Feyt, do Martinelli (SC), e Paulo Equi e Vicente Leal, do Flamengo.
O monopólio carioca foi quebrado na quinta prova, com o gaúcho Evaldo Becker, do União, batendo o catarinense Diego Nazário, do Botafogo, no Single Skiff Peso-Leve, com Deyvison Souto, do Clube do Remo (PA), conquistando o bronze, à frente do rival local Waldonilton Reis, da Tuna Luso.
A disputa mais acirrada do primeiro dia foi no Quatro Sem Peso-Leve Masculino. Com Ailson Eráclito, Célio Amorim, Emanuel Dantas e Felipe Soares, o Botafogo chegou dois segundos à frente do Flamengo, formado por Thiago Almeida, Thiago Pereira, William Giaretton e João Borges. O Corinthians ficou com o bronze, 40 segundos atrás.
Os gaúchos do União voltaram ao topo do pódio no Dois Sem Sub-23, com Victor Pereira e Vinicius Delazeri, seguidos de Leonardo Muffato e João Zago, do Pinheiros, com Samuel Melo e Fabricio Farias, do Flamengo, ganhando bronze ao baterem Guilherme Gomes e Daivid Farias, do Botafogo.
Sétimo lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude e 11º no Mundial Sub-23, este ano, Uncas Tales confirmou o favoritismo no Single Skiff Sub-23, com Saulo Oliveira conquistando a prata e Marciel Souza, ex-botafoguense agora na Tuna Luso, ficando com o bronze. Com o resultado, o Botafogo chegou à última prova com uma vitória a mais que Flamengo e União, com os três clubes na disputa do Dois Sem Sub-23 Feminino.
Ouro e prata na primeira prova do dia, Beatriz Cardoso e Gabriela Salles voltaram à raia acompanhadas de Sophia Câmara e Camila Serrão, respectivamente. A vitória alvinegra, com Luana Fagundes e Barbara Deuschle, do União, em terceiro, garantiu ao campeão de 2013 a liderança no primeiro dia de competição.
Botafogo e Flamengo estão cada um em nove das 11 finais (quatro femininas) que encerram o Campeonato este domingo, a partir das 9h30. Nenhum dos dois disputa o Dois Sem Aberto Masculino, que terá barcos de FRERJ, União, Pinheiros, FCRB e dois do Martinelli. O alvinegro está fora também do Double Skiff Peso-Leve, enquanto o rubro-negro não participa do Single Skiff Aberto, ambos no masculino. O União está em sete provas, e o Corinthians em cinco.
Lista de partida de domingo (28/9)
Resultados das finais de sábado (27/9)